CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA EDITA GUIA DO MUSEU DE LAGOA-AÇORES

A Câmara Municipal de Lagoa editou o guia do Museu de Lagoa-Açores, instituição que tem a sua sede no antigo convento franciscano de Santo António, na freguesia de Santa Cruz, e núcleos nas cinco freguesias do concelho.
O Guia intitulado Museu de Lagoa- Açores | Na Rota Museológica, foi editado em formato bilingue, português e inglês, e destina-se, principalmente, a dar a conhecer ao público, a oferta museológica da instituição. O mesmo possui 31 páginas ilustradas com imagens e mapas e caracteriza cada um dos núcleos museológicos que integram o Museu de Lagoa-Açores.
Numa versão digital, e estruturado por freguesias do concelho, o documento reúne toda a informação relativa aos 15 espaços museológicos que integram o Museu de Lagoa-Açores, nomeadamente: em Santa Cruz, o convento de Santo António; o Núcleo Museológico da Memória; o Núcleo Museológico do Presépio; o Núcleo Museológico da Casa do Romeiro; a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa; a Casa da Cultura Carlos César e o Núcleo Museológico da Tenda do Ferreiro Ferrador. Já na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, o Núcleo Museológico do Alambique, no Cabouco, o Núcleo Museológico do Cabouco e em Água de Pau, integra este guia, igualmente, a Mercearia Central – Casa Tradicional. Finalmente, na Ribeira Chã, o Núcleo de Arte Sacra e Etnografia; o Núcleo Museológico da Casa-Museu Maria dos Anjos Melo; o Núcleo Museológico da Adega; o Núcleo Museológico da Agricultura e o Quintal Etnográfico constam no documento.
Através deste guia, todos os interessados poderão percorrer, descobrir ou relembrar, o património material e imaterial, nos espaços museológicos do Museu de Lagoa-Açores cujas coleções, centradas nas artes e na etnografia, possibilitam a descoberta da História, do Património, das Tradições, da Identidade e da Memória do povo lagoense.
O Guia Museu de Lagoa- Açores | Na Rota Museológica será enviado a todos os estabelecimentos de ensino da ilha de São Miguel, bem como à Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores, sendo que, todos os interessados poderão descarregar o mesmo através do portal da autarquia, no seguinte link: https://lagoa-acores.pt/menu/viver/cultura/museus.

Ver também

Túmulos que ninguém visita

Pelo padre José Júlio Rocha Franz Jägerstätter (nome difícil) era um pacífico agricultor austríaco, habitante de uma aldeia perto de Salzburgo, marido dedicado e pai de três lindas meninas nos campos idílicos do Tirol, paisagens de cortar a alma, como são as dos nossos insubstituíveis Açores. Um outro austríaco, muito mais famoso e muito menos […] O conteúdo Túmulos que ninguém visita aparece primeiro em Igreja Açores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *