São Mateus do Pico celebra festa do padroeiro

São Mateus do Pico celebra festa do padroeiro

15 de Setembro, 2020 0 Por Azores Today

São Mateus do Pico celebra festa do padroeiro

Set 15, 2020 | Em destaque

Respeitando as regras sanitárias, a paróquia irá distribuir as habituais rosquilhas como símbolo da solidariedade social

A Paróquia de São Mateus do Pico está a preparar a festa do seu Padroeiro, o Glorioso Apóstolo e Evangelista São Mateus, que celebrará no dia 21 de setembro. Desde dia 12 de setembro que a paróquia está a promover o novenário de preparação com a celebração diária da eucaristia às 20h00, que em cada dia é solenizada pelas irmandades e instituições da freguesia.

No dia litúrgico de São Mateus, 21 de setembro, haverá Missa campal pelas 17h00, no adro do Santuário, respeitando as normas vigentes de combate à pandemi, informa uma nota enviada ao Igreja Açores pela paróquia.

Nesta festividade o povo das comunidades de São Mateus, São Caetano e Santa Margarida, cumprem o secular voto dos seus antepassados, que remonta ao ano de 1718 em que as três comunidades formavam uma única freguesia, que se o fogo do vulcão que rebentou no extremo sul da freguesia, não chegasse à mesma, todos os anos, enquanto o mundo fosse mundo, no dia do Padroeiro, haveriam de dar pão em louvor do Divino Espírito Santo e do Senhor São Mateus, a todos aqueles que viessem à festa.

Mesmo em tempo de pandemia, não se deixará de cumprir este voto, distribuindo rosquilhas a todos os que estiverem na Santa Missa e que nessa tarde passarem pela freguesia de São Mateus. Dizem os antigos que no “ano da fome” não houve farinha para as rosquilhas das tradicionais festas do Espírito Santo, mas que o Pároco de São Mateus, foi à ilha do Faial comprar farinha para que pela festa de São Mateus, a 21 de setembro, não se deixasse de cumprir este secular voto. 302 anos depois voltar-se-á a cumprir o voto.

No final da Solene Eucaristia campal, a Filarmónica Lira de São Mateus saudará o Padroeiro e serão abençoadas e distribuídas rosquilhas a todos os presentes.

Fonte: Igreja Açores