ùltimas Notícias

SIMULACRO TESTA MEIOS DE SALVAMENTO NAS ZONAS BALNEARES DA RIBEIRA GRANDE

A praia de Santa Bárbara, na freguesia da Ribeira Seca, foi o palco escolhido pela Associação de Nadadores-Salvadores da Costa Norte para a realização de mais um simulacro de salvamento, evento que testou os meios que estão disponíveis para o socorro no mar. Este ano, a “vítima” foi um praticante de parapente que caiu na água.

As ações de salvamento juntaram cerca de duas dezenas de efetivos e foram acompanhadas pelo presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, tendo o edil sublinhado o empenho e dedicação que os bombeiros e nadadores-salvadores têm colocado nas missões efetuadas ao longo do ano.

“Este simulacro permitiu aos bombeiros e nadadores-salvadores colocarem em prática os meios de salvamento que têm à sua disposição”, vincando que a “segurança dos banhistas está, pelo que pudemos assistir, assegurada.”

Os diversos meios de salvamento apresentados no simulacro vão ao encontro da preocupação que a autarquia tem tido em dotar as zonas balneares da segurança necessária para os banhistas e foi a pensar nessa segurança que os meios de salvamento foram reforçados.

Antes do simulacro, a Câmara da Ribeira Grande “entregou diversos equipamentos aos bombeiros voluntários da Ribeira Grande que vão permitir reforçar a ação dos mesmos no terreno, um investimento global de 330 mil euros financiado a 85% por fundos europeus”, revelou Alexandre Gaudêncio.

O autarca recordou, na ocasião, as novidades implementadas ao nível da segurança para a presente época balnear. “Queremos que quem usufrui das zonas balneares do concelho se sinta seguro e foi a pensar nos banhistas que implementamos várias medidas”, adiantou.

“Aumentamos para quatro dos postos de vigilância na praia de Santa Bárbara, abrangendo toda a extensão da mesma. Investimos ainda nos equipamentos que estão ao serviço dos nadadores-salvadores que passam a dispor de rádios para comunicação entre eles, mota de água e uma moto 4×4 que também dará apoio à proteção civil municipal.”

A pensar na prontidão do socorro a situação mais urgentes, a Câmara da Ribeira Grande “equipou as zonas balneares de desfibrilhadores, tendo para o efeito os nadadores-salvadores recebido formação específica para trabalharem com aquele equipamento, caso seja necessário”, recordou o edil.

Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande

Ver também

André Ventura fará campanha nos Açores no mês de Outubro onde diz esperar eleger “vários deputados regionais”

Líder demissionário do Chega fará campanha nos Açores no mês de Outubro onde diz esperar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *