ùltimas Notícias

Ordenações presbiterais e assembleia pré-sinodal na agenda dos diocesanos açorianos no regresso de férias em setembr

Ordenações presbiterais e assembleia pré-sinodal na agenda dos diocesanos açorianos no regresso de férias em setembr

Jul 28, 2020 | Manchete

Ambos os eventos foram adiados devido à pandemia

A diocese de Angra vai regressar ao trabalho em setembro com dois grande eventos já na agenda: a ordenação de seis novos padres, a 6 de setembro e a realização de uma assembleia diocesana, que reunirá os membros do Conselho Presbiteral e do Conselho Pastoral Diocesano de 2 a 5 de outubro. Ambos os eventos foram adiados devido à pandemia e realizam-se em Ponta Delgada.

A ordenação dos seis diáconos, alunos do Seminário Episcopal de Angra, e todos naturais de São Miguel, vai decorrer na Igreja de São José, em Ponta Delgada, paredes meias com o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres onde decorrerá o retiro prévio à ordenação que os seis jovens micaelenses irão fazer, orientados pelo seu diretor espiritual, cónego Gregório Rocha.

Esta será uma das celebrações mais aguardadas do ano até pelo número de seminaristas envolvidos. Desde o ano jubilar de 2000 que na diocese não se ordenavam tantos sacerdotes em simultâneo.

É expetactável que familiares e amigos dos jovens seminaristas não falhem à cerimónia o que fará com que o número de participantes seja, de facto, muito elevado.

A ordenação será presidida pelo bispo de Angra, D. João Lavrador, que desde que chegou à diocese, em 2015, já ordenou seis novos padres na diocese.

Os futuros novos sacerdotes são alunos do sexto ano do Seminário Episcopal de Angra e são todos naturais de São Miguel: dois da ouvidoria de Ponta Delgada- Igor Oliveira (São Roque) e Aurélio Sousa (Sete Cidades)-, dois da ouvidoria das Capelas- Pedro Carvalho e João Farias (Santa Bárbara)-, um da ouvidoria da Povoação- Sandro Costa (Furnas)- e outro da Ribeira Grande, Nuno Pacheco de Sousa (Ribeirinha). Todos têm já colocação distribuindo-se por várias ouvidorias, embora nem todos assumam o papel de pároco, alternando este com o de vigário paroquial.

O agora diácono Igor Oliveira, uma vez ordenado presbítero, será nomeado diretor do Serviço Diocesano de Evangelização, Catequese e Missões, Secretário Particular do Bispo Diocesano, Capelão da Fraternidade de Santa Clara, Capelão da Casa de Saúde do Espírito Santo em Angra e Notário adjunto da causa de beatificação da Maria Vieira. O diácono Aurélio Sousa, uma vez ordenado presbítero será nomeado Vigário Paroquial das paróquias da Matriz da Horta, dos Flamengos e do Salão, na Ouvidoria da Horta. O diácono Pedro Carvalho, depois da ordenação, será nomeado pároco das paróquias de São Caetano, S. João e Curato de Santa Margarida, na Ouvidoria do Pico. O diácono Sandro Costa será nomeado pároco das paróquias de Rosais, Santo Amaro e Santo António e Curato da Queimada, na Ouvidoria de S. Jorge e o diácono João Farias será nomeado Vigário Paroquial das paróquias de Calheta, Norte Grande, Norte Pequeno, Santo António, e dos Curatos da Caldeira, Ribeira da Areia e da Fajã dos Vimes, na Ouvidoria de S. Jorge. Finalmente, o diácono Nuno Pacheco Sousa será nomeado Vigário Paroquial das paróquias da Matriz de Vila Franca do Campo, S. Pedro e Água de Alto, na Ouvidoria de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.

Além da ordenação, o recomeço dos trabalhos na diocese ficará igualmente marcado pela realização pela primeira vez de uma reunião conjunta sentando à mesma mesa os membros dos Conselhos Presbiteral e Pastoral diocesano.

A primeira grande assembleia diocesana vai debruçar-se sobre os temas que irão animar a caminhada sinodal da diocese depois de um trabalho de auscultação e reflexão que procurou ser o mais abrangente possível, feito a partir das bases da estrutura da Igreja.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

Quarta na piscina

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *