ùltimas Notícias

Chega Açores reúne com a Ordem dos Psicólogos dos Açores

Os dirigentes do Chega Açores, Carlos Augusto Furtado, José Pacheco e Ana Barbosa reuniram hoje com a Ordem dos Psicólogos dos Açores, a pedido desta estrutura partidária. Esta reunião teve como objectivo auscultar as preocupações desta Ordem, assim como perceber o panorama da saúde mental nos Açores, em geral e neste período de pandemia, que a todos afeta.

Foi com grande satisfação que o Chega Açores percebeu a grande convergência que existe entre a Ordem e este partido político, nas preocupações e anseios. Tendo em conta que os Açores são a região do país com maior incidência das doenças do fórum mental, a níveis largamente superiores da média nacional. O Chega levou algumas questões que entendeu serem pertinentes nesta altura, observando esta estrutura partidária que a área da psicologia é transversal a toda a sociedade e cruza-se com as várias áreas políticas.

Em cima da mesa estiveram as questões da família, dependências, apoio a crianças e idosos, realização pessoal e integração em ambiente escolar e laboral, entre muitas outras.

Da parte da Ordem foi-nos apresentado o projecto inicial do Psicólogo de Família, algo que o Chega Açores entende ser muito positivo a todos os níveis, tanto na saúde mental, como a nível social e educacional.

Após esta reunião o Chega Açores questiona como é possível continuarmos a ser a pior região portuguesa em termos de saúde mental, com uma abrangência etária muito mais alargada que o continente. Por outro lado, e posto isto, é de lamentar que não tenha havido um maior investimento neste sector munindo-o de mais meios humanos e financeiros, tanto ao nível da saúde como da educação e integração social.

Tendo em conta a transversalidade que a psicologia tem, a vários níveis, é urgente implementar políticas que vão ao encontro das necessidades e preocupações dos psicólogos dos Açores e da população açoriana.

Fonte: Chega Açores

Ver também

Quarta na piscina

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *