Bênção dos finalistas da UA será realizada online a partir da Igreja do Lajedo

Bênção dos finalistas da UA será realizada online a partir da Igreja do Lajedo

17 de Junho, 2020 0 Por Azores Today

Bênção dos finalistas da UA será realizada online a partir da Igreja do Lajedo

Jun 17, 2020 | Em destaque

Iniciativa pode ser seguida na página do Facebook da Associação Académica da Academia açoriana

A Bênção das Pastas dos Finalistas 2020 da Universidade dos Açores será realizada online, no próximo dia 21 de Junho de 2020, pelas 16h00, a partir da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Ponta Delgada. A celebração, será transmitida e pode ser seguida na página de Facebook da Associação Académica.

A Bênção das Pastas estava agendada para o dia 16 de Abril, mas as circunstâncias da pandemia ditaram que, como tantas outras atividades, tudo fosse cancelado, suspenso ou adiado para data posterior.

Entretanto a equipa da Pastoral Universitária e a Associação Académica da Universidade dos Açores, em diálogo com a diocese, tomaram a iniciativa de preparar uma celebração de bênção online, a ser realizada já no próximo domingo, dia 21 de Junho, às 16h00 , esclarece uma nota enviada ao Igreja Açores.

“A celebração nestes moldes digitais não implica a exclusão de uma posterior celebração presencial, quando for possível. Trata-se de assinalar, ainda dentro deste ano letivo, um momento especial e importante como é o da conclusão dos cursos dos alunos finalistas da nossa universidade” avança ainda a nota.

Esta Bênção das Pastas, “sendo sempre uma ação de graças e um pedido de auxílio e proteção, será uma Celebração da Palavra que vai constar essencialmente de duas partes: a primeira parte de Escuta da Palavra de Deus e breve reflexão e a segunda parte será o pedido e a celebração da Bênção propriamente dita” refere ainda a nota da equipa da Pastoral Universitária.

Na Igreja de Nossa Senhora de Fátima estarão apenas a Direção da Associação Académica da Universidade dos Açores, a Equipa da Pastoral Universitária e um pequeno grupo do Coro do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Partes da celebração serão feitas por estudantes finalistas a partir de suas casas.

Na celebração será feita a bênção da água que servirá à mesma e que será enviada, em pequenos frascos, aos estudantes finalistas que manifestaram o desejo de receber em casa este sinal.

Ao terminar da celebração serão transmitidas breves mensagens dirigidas aos finalistas do bispo de Angra, D. João Lavrador, da Associação Académica da Universidade dos Açores, e da Equipa da Pastoral Universitária.

Fonte: Igreja Açores