Sismo de 4.8 sentido na ilha de S. Miguel

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 07:07 (hora local = hora UTC), do dia 1 de junho foi registado um evento com magnitude 4,8 (Richter) e epicentro a cerca de 19 km a ENE das Formigas.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Água Retorta, Faial da Terra, S. Sra. dos Remédios, Povoação, Ribeira Quente e Furnas, concelho da Povoação. O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:
– intensidade IV: Nordeste, Achada, Achadinha e Salga (concelho de Nordeste);
– Intensidade IV: Ponta Garça, Ribeira Seca, S. Miguel, S. Pedro e Água d’Alto (concelho de Vila Franca do Campo);
– intensidade III/IV: Ribeira Chã, Água de Pau, Santa Cruz, N.S. do Rosário e Cabouco (concelho de Lagoa);
– intensidade III/IV: Lomba de S. Pedro, Lomba da Maia, Maia, São Brás, Porto Formoso, Ribeirinha, Ribeira Seca, Rabo de Peixe e Pico da Pedra (concelho da Ribeira Grande);
– intensidade III/IV: Livramento, S. Roque, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, S. Pedro, S. Sebastião e Santa Clara (concelho de Ponta Delgada);
– intensidade III: Feteiras, Candelária, Ginetes, Santa Bárbara e Capelas (concelho de Ponta Delgada).
O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes: CIVISA/IVAR

Ver também

Vitória açoriana

Por Renato Moura As estações de televisão têm deveres impostos pela lei. A RTP está vinculada a prestar um serviço público. Ao nível da informação deve ser rigorosa, isenta, independente, pluralista; uma referência em termos de qualidade, credibilidade e confiança. Quando tal não acontece, os portugueses têm o direito e o dever de o denunciar […] O conteúdo Vitória açoriana aparece primeiro em Igreja Açores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *