Festas do Espírito Santo no Pico centradas na partilha e na vivência religiosa

Festas do Espírito Santo no Pico centradas na partilha e na vivência religiosa

29 de Maio, 2020 0 Por Azores Today

Festas do Espírito Santo no Pico centradas na partilha e na vivência religiosa

Mai 29, 2020 | Manchete

Apesar da pandemia ter obrigado à suspensão das festas, ouvidor pede criatividade para que elas possam ser vividas “de acordo com o essencial”

Este ano as festas do Espírito Santo estão suspensas em todo o arquipélago, pelo menos nos moldes habituais. No Pico, o ouvidor padre Marco Martinho desafiou, no entanto, as irmandades a reinventarem-se e a centrarem-no no essencial destas festas para que elas não ficassem esquecidas.

“Vimos recomendar que as Irmandades do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade da Ouvidoria do Pico suspendam as celebrações das suas festividades nos moldes habituais. No entanto, as Irmandades poderão encontrar outras formas de celebrar o culto ao Divino Espírito Santo, neste tempo de contingência, sempre de acordo com as normas vigentes” afirma um comunicado do ouvidor eclesiástico da ilha do Pico feito no passado dia 4 de maio.

Embora este ano estejam suspensos os arraiais, procissões e outros ajuntamentos de pessoas, a dinâmica da partilha em louvor ao Espírito Santo vai permanecer, garante o sacerdote.

“Provavelmente aquando das Solenidades de Pentecostes e da Santíssima Trindade já poderemos celebrar a Eucaristia com a presença física dos fiéis. Se assim o for, recomendamos às Irmandades que combinem com os seus respetivos Párocos a celebração da Eucaristia pelas intenções dos irmãos, invocando a Misericórdia do Divino Espírito Santo, que desde sempre atendeu às preces dos picarotos, para que possamos livrar-nos desta pandemia” referia ainda o comunicado.

Durante esta semana, em várias comunidades, está a `cantar-se´ o tradicional Terço do Senhor Espírito Santo, respeitando as normas de segurança vigentes, no que diz respeito ao uso de máscara e ao distanciamento social.

Na Igreja Matriz da Madalena, por exemplo, fez-se a oração do Terço com a presença das cinco irmandades da paróquia da Madalena; no Salão de Santo António do Monte com a presença da Irmandade da segunda-feira do Espírito Santo do Curato do Monte; no Santuário do Senhor Bom Jesus, com a Irmandade do Espírito Santo de São Mateus; na Ermida de São Vicente na paróquia de Santo António com a respetiva irmandade e na Criação Velha a Irmandade do Espírito Santo repica os sinos da igreja paroquial pelas 21 horas de cada dia convidando todos os irmãos a rezarem o terço nas suas casas, soube o Sítio Igreja Açores junto do Pároco.

Há também irmandades que mandaram cozer rosquilhas e bolos de véspera em empresas de panificação locais e que, particularmente, as vãos distribuir nas casas dos irmãos e em alguns sítios em todas as casas da freguesia, depois de abençoadas pelos respetivos párocos.

Nestes dias dos tradicionais impérios serão celebradas Missas Festivas (sábado, Domingo de Pentecostes, segunda, terça, e Domingo da Trindade) por todas as paróquias da ilha, havendo nalgumas a coroação simbólica de alguém da comunidade invocando a protecção do Divino Espírito Santo neste tempo de pandemia.

Fonte: Igreja Açores