CHEGA, pela ilha Terceira!

CHEGA, pela ilha Terceira!

23 de Maio, 2020 1 Por Azores Today

Praia avança com obras de alteração ao fornecimento de água para consumo humano que irá substituir a água contaminada ainda em distribuição.

Tendo denunciado a contaminação norte-americana existente na Praia da Vitória e na ilha Terceira desde 2008, é com enorme satisfação que vejo as entidades responsáveis abordarem de forma séria aquele que constitui o maior risco atual para a saúde das populações, a água de consumo humano.

Lamento e considero inqualificável o fato da edilidade não estar entretanto a fornecer água engarrafada ao público-alvo, como por nós solicitado.

Não basta trabalhar na solução definitiva, é urgente assegurar o descontinuar da ingestão de águas contaminadas com hidrocarbonetos e metais pesados, JÁ!

A gestão socialista desta Câmara Municipal, liderada por Tibério Dinis, mente e tem mentido à população, alegando a boa qualidade da água fornecida, quando os dados revelados pelo LNEC indicam precisamente o contrário. Refugia-se em semântica legal que nada tem a ver com a qualidade da água, nem o risco que ela representa para os seus munícipes. Sim com a pobreza da legislação vigente.

A comprova-lo está esta iniciativa que envolve os ministérios do Ambiente e acima de tudo Defesa Nacional, este último, responsável máximo pela correção das ações irresponsáveis e acidentes ambientais levados a cabo pelo contingente norte-americano nas Lajes.

São inúmeras as fontes de contaminação que representam riscos de saúde pública para as populações. As consequências destas exposições prolongar-se-ão até que todas as áreas de risco tenham sido mitigadas e por várias gerações. Esta é assim somente a ponta visível do iceberg.

O CHEGA lutará incansavelmente pela descontaminação da ilha Terceira, pela oferta de cuidados de saúde diferenciados a todos os terceirenses e pela devida compensação pelos danos de saúde passados, presentes e futuros a que estivemos, estamos e estaremos sujeitos.

Esta é uma vitória extraordinária! É um marco importantíssimo na recuperação da saúde das nossas gentes, mas é só o princípio de uma maratona. Muito mais ficou por fazer. CHEGA!

 

Orlando Lima

Membro da Comissão Instaladora do CHEGA-Açores