Duas psicólogas da Cáritas integram a linha criada pelo Governo dos Açores para apoio psicológico na sequência do COVID-19

Duas psicólogas da Cáritas integram a linha criada pelo Governo dos Açores para apoio psicológico na sequência do COVID-19

29 de Abril, 2020 0 Por Azores Today

Duas psicólogas da Cáritas integram a linha criada pelo Governo dos Açores para apoio psicológico na sequência do COVID-19

Abr 29, 2020 | Manchete

O atendimento é feito em dois níveis. Depois de uma triagem inicial o acompanhamento é feito presencialmente

Duas psicólogas da Cáritas da ilha Terceira integram a linha de apoio psicológico criada pelo Governo Regional dos Açores por causa da pandemia provocada pelo Covid 19.

A Linha de Apoio Psicológico COVID-19 – Açores, com o número verde 800 296 296, funciona todos os dias da semana, entre as 10h00 e as 20h00, desde o passado dia 23 de abril e surge na sequência do acompanhamento que tem sido assegurado por técnicos do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) à Linha de Apoio não Médico e também em resultado das necessidades identificadas por via dos mais de 30 mil contactos estabelecidos com pessoas com mais de 65 anos.

Trata-se de uma linha, cujo atendimento é assegurado por psicólogos clínicos e terapeutas, estruturada em três níveis de ação, nomeadamente na normalização de sintomas, psico-educação e primeiros socorros psicológicos e aconselhamento e psicoterapia.

A iniciativa assenta no modelo da intervenção psicológica à distância em crise e primeiros socorros psicológicos, encaminhando, sempre que necessário, os utentes para serviços especializados de saúde mental e outros que se justifiquem. As chamadas recebidas serão divididas em dois grupos, sendo um generalista, destinado a população adulta e idosos, e outro dedicado a crianças e adolescentes, tendo em conta a maior exposição das crianças e jovens a situações de maus tratos ou abuso sexual.

Esta linha está em articulação com a Linha de Apoio Não Médico, Linha de Saúde Açores, Linha RIAC e Linha de Apoio ao Estudante Deslocado para o encaminhamento de situações entre cada uma delas, consoante a tipologia de chamadas que possam surgir.

Para prestar este apoio, estão envolvidos 33 psicólogos, maioritariamente com formação na área da psicologia clínica, provenientes de diversas instituições da Região. Para além de psicólogos do ISSA, esta linha contará com profissionais da Cáritas da Ilha Terceira, Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Oliveira, da Fajã de Cima, Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, entre outros.

Projectos da Cáritas

A Cáritas da Ilha Terceira tem estado, de resto, envolvida em vários projectos neste tempo de confinamento, nomeadamente na distribuição de material escolar para os jovens que frequentavam o ATL do Lameirinho e o projecto 3 D no Lameirinho e Terra Chã.

O Centro de Atendimento tem igualmente garantido a distribuição de alimentos porta a porta para evitar que as pessoas se desloquem para a instituição.

Segundo a presidente da Cáritas, Anabela Borba, já foram entregues 39 cabazes. A dirigente apela à solidariedade de toda a comunidade para que possa partilhar os excedentes até porque em consequência da crise “os pedidos de ajuda vão crescer e os recursos vão ser limitados”, afirmou em declarações ao Igreja Açores Anabela Borba.

Fonte: Igreja Açores