ùltimas Notícias

OS NOSSOS ARTISTAS VÃO PASSAR FOME

A poucos preocupa a cultura e os verdadeiros agentes culturais, é uma sina que nunca conseguimos fugir. Mas numa altura destas, estes ficaram completamente esquecidos, entregues à sua sorte. Todos quantos vivem da arte, como por exemplo a música, área que conheço bem melhor, ficaram de um dia para outro, sem trabalho e sem qualquer perspectiva de rendimentos, por muito pouco que fossem. Não só os músicos como também todos os envolvidos neste trabalho. Tenho vergonha do meu país que trata a cultura desta forma.
 
Por outro lado, o Socialismo provinciano, que inunda este país, irá entregar 1 milhão de euros a uma elite de músicos para levarem a música até casa das pessoas. Mas não é isto que todos nós, músicos por paixão e não mercenários, temos feito de graça?
 
Numa altura destas, que cada um dá o seu contributo da forma que melhor sabe, tem de haver sempre uns iluminados a sugarem mais umas moedas ao sistema da gatunagem portuguesa. Infelizmente, há artistas que para saírem da cama têm de ter um bom caché, mas felizmente são uma minoria.
 
Muitos vão ser os amigos, que vivendo exclusivamente da música, irão passar um mau bocado, passar fome até, porque esta actividade nunca deu para viver, mas apenas sobreviver. Grande parte deles não irão fazer grande alarido devido ao seu orgulho de artistas, mas no íntimo sentirão sempre que derem muito mais à sociedade que a sociedade lhes tem agradecido.
 
Querem fazer algo de bom pela cultura, pelos nossos artistas, técnicos, etc., dividam o bolo por todos, auxiliando todos e não apenas uma suposta elite que já me mete nojo há muitos e muitos anos.
 
A tal união que tantos apregoam mais não é que a vénia ao sistema. Mas enquanto houver injustiças destas na minha terra, em vez de me dobrar, esticarei bem alto o dedo do meio, muito representativo do respeito que tenho por este sistema podre que maltrata tudo e todos, olhando apenas para os “amigos e compadres”.
 
Haja saúde e muita música!
 
José Pacheco

Ver também

12 novos casos em São Miguel

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *