Chega Açores defende a suspensão imediata do pagamento de Luz e Água

Chega Açores defende a suspensão imediata do pagamento de Luz e Água

22 de Março, 2020 1 Por Azores Today

Neste momento de grande dificuldade para as famílias, e grande parte da atividade económica em todo o país, e nos Açores em particular, é obrigação do Estado, através das suas variadas ramificações, ajudar a população, bem como os sectores económicos mais fragilizados, por ação da pandemia mundial que se verifica.

Assim, o Chega Açores entende que de imediato o Governo Regional dos Açores, na qualidade de acionista maioritário da EDA, deve dar instruções a esta empresa, no sentido de que sejam anuladas as faturas, a vencer nos próximos 60 dias, com objetivo de eliminar este custo às  famílias e às atividades económicas que manifestem reduções consideráveis no seu normal funcionamento, por via do estado de emergência recentemente declarado.

Entende ainda o Chega Açores que, também os municípios devem tomar idêntica iniciativa, relativamente aos serviços de fornecimento de água e recolha de saneamento.

Com vista a evitar consumos abusivos, entende o Chega Açores que, para efeitos de cálculo estes valores devem ser obtidos com base na média anual verificada no último ano.

Para o Chega Açores, estas medidas não poem em causa a sustentabilidade de qualquer destes prestadores de serviços, uma vez que a elétrica regional tem apresentado resultados positivos, enquanto que para os municípios a suspensão desta receita pelo período de 60 dias representa uma redução global da receita anual que não ultrapassa em média seguramente 5%, e esta altura critica assim o exige.

Este é um momento de dificuldade extrema, para grande parte da população, a falta de medidas adequadas, por parte do Estado, para atenuar os problemas financeiros às famílias e empresas, poderá trazer consequências incalculáveis a toda a nossa sociedade. Por isso, é urgente que sejam levadas a efeito todas as iniciativas que minimizem os danos desta pandemia.

 

Fonte: Chega Açores