I Jornadas Formativas da Catequese em São Miguel discutem desafios da catequese no século XXI

I Jornadas Formativas da Catequese em São Miguel discutem desafios da catequese no século XXI

Fev 27, 2020 | Em destaque

Entre 10 e 19 de março catequistas de São Miguel podem participar nesta formação

Ponta Delgada e Ribeirinha vão receber de 10 a 12 de março e de 17 a 19 de março, respetivamente, as I Jornadas Formativas da Catequese que têm como tema “O Espirito e a Catequese no século XXI”, informa uma nota enviada ao Igreja Açores.

A iniciativa da Delegação do Serviço Diocesano de Apoio à Evangelização, Catequese e Missões da Vigararia Nascente tem por objetivo oferecer aos catequistas “uma atualização dos conteúdos doutrinais, pedagógicos e litúrgicos, tão necessários para a transmissão autêntica da fé nos nossos dias”.

“Em pleno século XXI temos consciência que somos uma Igreja presente num mundo em transformação” diz o responsável da equipa do Serviço em São Miguel, responsável pela iniciativa lembrando que, hoje, a catequese “já não é puramente doutrinal” mas “de testemunho”.

“Urge falarmos na transformação intelectual das nossas crianças, absorvidas pelo mundo virtual. Não descorando os perigos que o mundo virtual possa vir a ser no desenvolvimento cognitivo das crianças”, refere ainda o Pe. Carlos Simas.

De 10 a 12 de março, a formação dirigida aos catequistas decorre no Centro Pastoral Pio XII, na ouvidoria de Ponta Delgada, e de 17 a 19 de março na Ribeirinha, na ouvidoria da Ribeira Grande. O Espírito na Sagrada Escritura, As crianças virtuais e Eucaristia, sacramento do Amor, são os temas propostos para esta formação.

“O meu desejo é que todos os catequistas se sintam convocados pelo Espírito Santo para estas jornadas formativas”, refere o sacerdote convidando “pais, professores e catequistas a participarem nesta iniciativa.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

A insustentável leveza da insensibilidade bancária

Vivemos momentos singulares, momentos impensáveis ao comum dos mortais face aos avanços no mundo da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *