VI Colóquio Vicentino volta a reunir conferências da Terceira no Seminário de Angra

VI Colóquio Vicentino volta a reunir conferências da Terceira no Seminário de Angra

Fev 15, 2020 | Em destaque

Iniciativa decorre na Quaresma a 21 de março

As conferências vicentinas da ilha Terceira vão reunir-se num encontro promovido pela Conferência Vicentina de São Tomás de Aquino, com sede no Seminário de Angra, no próximo dia 21 de março, pelas 14h00.

Dois anos depois esta conferência masculina, composta só por jovens seminaristas, retoma o programa anual que costuma fazer na Quaresma com a realização de um colóquio que terá como tema uma passagem do Evangelho de Mateus “Quantas vezes o fizestes a um destes meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes”, cuja reflexão será feita pelo Padre Nelson Pereira.

O programa começa às 14h00, com o acolhimento, prossegue com a conferência e depois serão formados grupos de trabalho que refletirão sobre este tema da caridade e da compaixão.

A conferência Vicentina de São Tomás de Aquino é presidida pelo seminarista Rui Pedro Soares.

Com sede no Seminário Episcopal de Angra, a Conferência tem 65 anos e é particularmente ativa no contexto das conferências da ilha Terceira, organizando anualmente várias actividades entre elas uma sessão formativa para a qual são convidados todos os vicentinos da ilha, organizados em 13 conferências.

A Conferência Vicentina de São Tomás de Aquino foi fundada a 20 de Janeiro de 1955 pelos alunos do quarto ano de teologia, do Seminário Episcopal, tendo como primeiro presidente o Pe. José Garcia e como assistente espiritual José Enes e, no dia em que foi constituída, foi também iniciado um costume que até hoje se mantém, o chamado “Pobre dos pobres”.

Esta tradição consiste na visita diária ao Santíssimo Sacramento por dois ou mais confrades que deverão, segundo a acta nº 1, pedir a Deus pela Sociedade de São Vicente de Paulo, pela Santa igreja, por Portugal e pelo Santo Padre.

Volvidos 61 anos esta conferência “mantém plena atividade, contando com 15 membros. Todos os seminaristas são vicentinos”.

A conferência vive de donativos de vários sacerdotes e outros benfeitores que a auxiliam monetariamente.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

Departamento de Manutenção da SATA converte Dash Q200 em “Combi”

As equipas do Departamento de Engenharia e Manutenção da SATA Air Açores converteram um dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *