Reitores dos santuários diocesanos refletem sobre a caminhada sinodal Fev 11, 2020 | Manchete II Encontro Diocesano de reitores dos Santuários açorianos começa esta..

Reitores dos santuários diocesanos refletem sobre a caminhada sinodal

Reitores dos santuários diocesanos refletem sobre a caminhada sinodal

Fev 11, 2020 | Manchete

II Encontro Diocesano de reitores dos Santuários açorianos começa esta terça feira no Pico

O II Encontro de Reitores dos Santuários da Diocese de Angra começa esta tarde no Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus, em São Mateus do Pico, e tem como tema central a caminhada sinodal que a Diocese encetou no inicio do ano pastoral.

O encontro que decorre hoje e amanhã, conta com a presença do bispo diocesano e pretende ser, uma vez mais, um momento de partilha entre os vários santuários, tendo por base a Carta Apostólica do Papa Francisco sobre os Santuários, assim como as palavras do Papa aquando do último simpósio internacional de Reitores de Santuários.

De referir que no dia 11 de fevereiro, dia em que a Igreja celebra a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, no qual se assinala o Dia Mundial do Doente, vai ser celebrada, uma Missa que será presidida pelo Bispo de Angra e concelebrada pelos os reitores dos santuários diocesanos e pelo clero picoense. A missa, às18h30, decorrerá na Igreja Matriz da Santíssima Trindade, Paróquia que tem como padroeira Nossa Senhora de Lourdes.

Ainda hoje, pelas 21h00, haverá no Museu dos Baleeiros, a inauguração de uma exposição intitulada “Ecce Homo: a devoção de um povo”, que será precedida de uma conferência sobre o culto ao Senhor Santo Cristo pelo Cónego Adriano Borges, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Ponta Delgada.

A diocese de Angra tem cinco santuários diocesanos- Santo Cristo dos Milagres, Bom Jesus do Pico, Santo Cristo da Caldeira, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora dos Milagres, Serreta- os dois últimos marianos e os restantes três cristológicos.

No ano passado, no I Encontro de Reitores, por ocasião das festas do Senhor Santo Cristo, os diferentes santuários acordaram em dar passos no sentido de uma pastoral de conjunto, nomeadamente na definição do tema anual.

Fonte: Igreja Açores

Ver também

Ponto de Situação da Autoridade de Saúde Regional dos Açores sobre o Covid-19

Há data de ontem existiam 33 casos suspeitos. Destes, 28 manifestaram resultado negativo, sendo 18 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *