A Primeira Escola de Viena (Temporada de Música Clássica 2020)

A Primeira Escola de Viena (Temporada de Música Clássica 2020)

9 de Fevereiro, 2020 0 Por Azores Today

A Primeira Escola de Viena é o termo que se dá ao grupo dos três melhores compositores do classicismo. Que são Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart, e Ludwing van Beethoven.Joseph Haydn (1732-1809) foi um compositor austríaco, o primeiro nome do classicismo vienense. Sua obra, que compreende sinfonias e óperas, abertas, cantatas, oratórias e outras peças, converteu-lhe numa das mais importantes figuras da música instrumental.Wofgang Amadeus Mozart (1756-1791), foi um músico e compositor austríaco, considerado um dos maiores nomes da música erudita e um dos compositores mais importantes da história da música clássica.
Do seu vasto reportório, a flauta também foi contemplada com algumas das suas composições, destacam-se os seus 3 concertos para flauta e orquestra (um deles para flauta, harpa e orquestra), e uma série de sonatas para flauta e piano.Ludwing van Beethoven nasceu em 1770 em Bonn, Alemanha. Tinha uma vida familiar muito conturbada, mas um talento excecional. Aos 8 anos de idade começou a ter lições de cravo e composição com Christian Gottlob Neef.Em 1784, tornou-se organista assistente na Capela da Corte e conhece o Conde Walstein que o enviou para Viena para estudar com J. Haydn.Passados dois anos, Beethoven regressa à sua terra natal devido à morte da sua mãe. Começa a fazer cursos de literatura, onde começa a ter os primeiros contactos com as ideias da Revolução Francesa, com o “iluminismo” ideias que se tornaram fundamentais na sua arte.
Em 1792, Beethoven parte definitivamente para Viena, onde tem lições com Haydn e com Antonio Salieri. Tornou-se um pianista virtuoso, cultivando admiradores, muito dos quais da aristocracia.A surdez de Beethoven começou a manifestar-se já em 1796 quando tinha 26 anos, e foi agravando gradualmente até 1820 quando já praticamente não ouvia.
A sinfonia nº9 é a sua última sinfonia, onde já a dirigiu quase surdo devido a sua doença.
Wofgang Amadeus Mozart (1756-1791), foi um músico e compositor austríaco, considerado um dos maiores nomes da música erudita e um dos compositores mais importantes da história da música clássica.Fonte: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo