A Organização Mundial da Saúde declarou ontem emergência de saúde pública de âmbito internacional a propósito do surto de pneumonia pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Em Portugal, não há casos suspeitos.
A situação que está a ser acompanhada pela Direção Regional da Saúde que reforça as recomendações previamente emitidas para viajantes:
· Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país;
· Evitar contato próximo com pessoas com sinais de sintomas de infeções respiratórias agudas;
· Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes;
· Evitar contato com animais;
· Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
· Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
· No regresso, os viajantes com história de viagem ou permanência nas áreas afetadas nos últimos 14 dias que apresentarem febre, tosse e eventual dificuldade respiratória, deverão, antes de procurarem os serviços de saúde, ligar para a Linha de Saúde Açores, através do número 808 24 60 24, um serviço que está preparado para orientar e esclarecer o viajante e a população.
Os profissionais da Linha de Saúde Açores ( 808 24 60 24) têm a formação e a informação necessárias para prestar o melhor aconselhamento de acordo com a situação.
Fonte: Direção Regional da Saúde