PROGRAMA DE NATAL JÁ TEVE INÍCIO NA CIDADE DE LAGOA

PROGRAMA DE NATAL JÁ TEVE INÍCIO NA CIDADE DE LAGOA

2 de Dezembro, 2019 0 Por Azores Today

Várias centenas de pessoas deslocaram-se, ontem, à cidade de Lagoa para assistir à iluminação de Natal do concelho e à inauguração da pista de gelo ecológica, transformando a noite de domingo num momento de partilha e de convívio natalício.

Esta aposta camarária, uma novidade para esta cidade, deu outro brilho à época natalícia que agora se inicia e que contou com a presença das numerosas pessoas, onde crianças, jovens e adultos deslocaram-se à praça de Nossa Senhora do Rosário para disfrutar de um momento diferente e de convívio familiar.

Para além da pista de gelo e da iluminação de Natal, todos os presentes puderam usufruir de uma atuação do coro infantil do CATL “O Borbas” e de um espetáculo musical protagonizado pelo Clube de Patinagem de Santa Cruz, sendo que a presença das diversas barraquinhas natalícias permitem divulgar o artesanato, gastronomia e tradições locais.

Igualmente na mesma noite, foi inaugurado o presépio nas grutas do convento de Santo António, em Santa Cruz, onde a tradição lagoense, da arte bonecreira, fica exposta numa mistura entre duas artes, uma tradicional e a outra contemporânea. A realização deste projeto foi da autoria da arquiteta Sónia Pereira.

Por seu turno, o Orfeão de N. Sra. do Rosário, com a participação da Associação Musical de Lagoa, fizeram com que este domingo fosse vivido com todo o espírito e a magia de Natal por parte das diversas famílias presentes na cidade de Lagoa.

Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, salientou a importância do que “é tradicional deve ser perpetuado, por isso, neste Natal o nosso concelho demarca-se, mantendo as ancestrais tradições da nossa arte bonecreira. Fica o convite para uma visita ao Museu do Presépio, no Convento de Santo António, uma visita ao presépio tradicional e ao presépio contemporâneo, expostos também no convento e nas grutas deste emblemático monumento. No Rosário, o apelo dos empresários para embelezar as ruas e trazer pessoas ao centro, transformar a Praça do Rosário num palco de atividades para os mais novos, remetendo para a magia do “Wonderland” que o poder do audiovisual nos trouxe, já no século XX.”

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores