A Câmara Municipal de Lagoa, através do Gabinete de Ambiente – CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa), assinalou a 10ª Semana dos Resíduos dos Açores, inserida na 11ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, entre 16 e 22 de novembro, com várias ações de sensibilização junto das escolas do concelho, sensibilizando cerca de 200 crianças.

A Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos (EWWR), decorreu, este ano, entre 16 e 24 de novembro, e trata-se de uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável de recursos e dos resíduos. O seu principal objetivo é alterar o comportamento dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

A nível regional, as ações integradas, nesta iniciativa, pretendem, essencialmente, sensibilizar e informar sobre a correta gestão de resíduos, dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando para a prevenção com vista à minimização da sua produção diária.

Este ano, o foco temático foi “A Educação e Comunicação para a Redução na Produção dos Resíduos”. A Câmara Municipal de Lagoa, através do Gabinete de Ambiente – CEFAL, realizou, assim, várias ações de sensibilização intituladas “Mude os seus Hábitos reduza os seus Resíduos”, pelas escolas Básica 1/JI Dr. Francisco Machado Faria e Maia; Básica 1/JI Dr. Francisco Carreiro da Costa e Básica Integrada de Água de Pau.

A iniciativa permitiu ensinar aos mais pequenos todo o ciclo de vida de um resíduo, desde o ato de compra até ao seu abandono, tendo as técnicas do CEFAL explicando a política dos 3´Rs e a sua importância e, posteriormente, realizando um jogo com o tema da reciclagem.

Visto que a Escola EBI de Água de Pau tem uma horta com compostor, o CEFAL realizou uma pequena explicação com duas turmas, onde falaram sobre a importância de se fazer compostagem. Os jovens ficaram, assim, a importância deste procedimento para reduzir, em muito, o lixo doméstico.

De salientar ainda que, no âmbito do concurso “O Melhor Ecoponto Amarelo”, uma parceria entre o CEFAL e Programa Eco Escolas, a EBI de Água de Pau apresentou a sua estrutura em forma de mocho, símbolo que representa a escola, a fim de assinalar a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos.

Fonte:

Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Deixar uma resposta