“RIBEIRA GRANDE TEM-SE DESENVOLVIDO SEM COLOCAR EM RISCO AS CONTAS PÚBLICAS” DIZ ALEXANDRE GAUDENCIO

O município da Ribeira Grande marcou presença no Fórum dos Municípios – Orienta Empresas, promovido pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, evento que culminou com a apresentação dos diversos concelhos das ilhas de São Miguel e Santa Maria no pavilhão das Portas do Mar.

Na mesa redonda que proporcionou um debate sobre o desenvolvimento de ações de apoio ao tecido empresarial do grupo Oriental, o presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, explanou aquela que tem sido a estratégia do município para a captação de novos investimentos privados na área do turismo.

“A visão estratégica da autarquia, que desenvolveu planos estratégicos em 2015, começa a dar frutos no que diz respeito à captação de novos negócios para o concelho”, começou por realçar o edil.

Alexandre Gaudêncio especificou que essa visão assenta em três vertentes: económica, social e cultural. E acrescentou: “Se na vertente social a preocupação tem sido apoiar os que mais necessitam, na económica temos tido o propósito de alavancar a economia através da cultura. É por isso que temos investido em eventos que têm trazido muitas pessoas ao concelho, com reflexos diretos e positivos para a economia local e para a projeção da Ribeira Grande no exterior.”

O autarca sublinhou que “tudo isto tem sido alcançado sem colocar em risco as contas públicas da autarquia, como disso dá nota as boas referências que constam do Anuário dos Municípios Portugueses, onde a Ribeira Grande figura no sexto lugar nacional no que diz respeito ao equilíbrio financeiro em 2018.”

O sucesso das políticas adotadas tem permitido canalizar para a Ribeira Grande investimento privado. “Exemplo disso tem sido a quantidade de novos investimentos que já deram entrada na autarquia, estando alguns deles em fase de licenciamento ou já com autorização para construção”, acrescentou, dando como exemplo o novo apart-hotel que irá ser construído na zona do Monte Verde, junto ao hotel Verde Mar, num investimento que ronda os cinco milhões de euros.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande relembrou que “em carteira estão cerca de duas dezenas de novos investimentos para o concelho num valor global de investimento que ronda os 100 milhões de euros. São projetos a concretizar nos próximos dois a três anos e todos eles respeitam os instrumentos de ordenados do território e enquadram-se na preocupação do município no que diz respeito à preservação do meio ambiente envolvente.”

Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande:

Ver também

Aperto nas chegadas

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *