ùltimas Notícias

CÂMARA DE LAGOA PROMOVE 29ª EDIÇÃO DO CONCURSO DE PRESÉPIOS E TERÁ VOTAÇÃO DO PÚBLICO

Nesta época festiva de Natal, a Câmara Municipal de Lagoa irá organizar a 29ª edição do Concurso de Presépios. Como em anos anteriores, serão admitidas inscrições para duas categorias, presépio tradicional e presépio original. Este ano, a novidade será a abertura ao público dos presépios a concurso, de modo a poderem participar da votação, que poderá ser feita, online, no portal da Câmara Municipal e na tômbola que estará situada junto à pista de gelo ecológica, na Praça de Nossa Senhora do Rosário, durante o seu horário de funcionamento, de 20 a 27 de setembro.

Este concurso tem como principais objetivos promover a arte bonecreira lagoense, preservar uma tradição com grande significado no concelho de Lagoa e dinamizar o comércio local, através de uma maior vivência da quadra natalícia. Pretende, também, sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da construção do presépio, promovendo a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual e estimulando o espírito criativo-reflexivo da comunidade local.

Poderão participar no concurso pessoas singulares com residência no concelho de Lagoa, assim como escolas, jardins de infâncias, creches, ateliers de tempos livres, catequeses, instituições públicas ou privadas com sede no concelho.

A votação do público corresponderá a um total de 50 pontos para os presépios mais votados em cada uma das categorias e classes, atribuindo-se aos restantes, e em função dos seus resultados, o número de pontos proporcional.

O júri visitará os presépios concorrentes nos dias 18, 19 e 20 de dezembro. Além disso, os participantes deverão possibilitar a abertura dos presépios ao público, no fim de semana de 21 e 22 de dezembro, entre as 16h00 e as 19h00, para permitir a votação do público.

Um dos critérios de avaliação a ter em conta por parte do júri será a representação do nascimento do Menino Jesus e os materiais utilizados, tendo em conta diferentes fatores apresentados nas duas categorias, nomeadamente o caráter de inovação, diferentes das edições anteriores.

Na categoria de Presépio Tradicional, será considerado como fator de valorização o uso de figuras de barro feitas na Lagoa por artesãos locais, com elementos habitualmente presentes nos presépios tradicionais dos Açores, como farelo e pedras, e a representação de tradições açorianas.

Na categoria de Presépio Original, serão tidos em conta critérios como a inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção dos presépios, sendo valorizados materiais reciclados e reutilizados. A estética dos presépios será outro dos critérios utilizados pelo júri para a avaliação dos mesmos, em ambas as categorias.

Quanto aos prémios atribuídos pela Câmara de Lagoa, nas duas categorias, os três primeiros classificados, ganharão um prémio monetário de 200 euros. Na classe das pessoas singulares e das instituições públicas e privadas o segundo vencedor receberá 100 euros passes gerais e o terceiro classificado 50 euros. Na classe relativa às escolas, jardins de infância, creches, ateliers de tempos livres e catequeses, o segundo classificado receberá uma caderneta familiar por aluno/turma vencedora para as piscinas municipais e o terceiro prémio será uma visita da turma vencedora a um equipamento lúdico pedagógico, à escolha, que inclui entrada, transporte e lanche, sendo que todos os participantes receberão um certificado de participação da Câmara Municipal de Lagoa.

Todos os interessados em participar no concurso poderão proceder à sua inscrição, até ao dia 15 de dezembro, na Casa da Cultura Carlos César , durante o horário normal de expediente, pelo telefone 296 960 600 ou, ainda, via e-mail, através do endereço [email protected], ou, ainda, através de formulário próprio disponibilizado no portal da câmara (www.lagoa-azores.pt).

 

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Ver também

Mandato suspenso

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *