A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, vai inaugurar, no dia 1 de dezembro, pelas 20h30, o Presépio das grutas do Convento de Santo António. Esta inauguração contará, também, com a participação do Orfeão de Nossa Senhora do Rosário, em concerto musical, que contará com a colaboração da Associação Musical de Lagoa, pelas 21h00, na igreja do Convento de Santo António.

Tal como refere Cristina Calisto, “esta foi uma das formas encontradas para se perpetuar uma tradição que é identidade cultural no concelho de Lagoa – a arte bonecreira, bem como a forma de reconhecer o trabalho e arte dos bonecreiros lagoenses, dando continuidade, assim, ao trabalho de valorização que tem sido feito em relação ao reconhecimento do presépio como uma das imagens de referência cultural da Lagoa e que vem na sequência do trabalho que tem sido feito por este executivo, com destaque para o recentemente inaugurado Núcleo do Presépio de Lagoa, que é uma apologia à arte bonecreira e à tradição lagoense. Desta vez, o Presépio ganha formas contemporâneas, mas que remetem para a tradição açoriana através do material usado.”

O Presépio das Grutas do Convento foi concebido pela arquiteta Sónia Pereira e tal como refere, representa “Modos e costumes tradicionais, num cenário representativo da nossa realidade geográfica enquanto ilhas e tendo como conceito, uma das actividades mais identitárias da nossa região, e de um modo especial da cidade de Lagoa, onde a pesca vem dar vida e forma ao presépio. Didático, pela reutilização de materiais, como é o caso das armadilhas e redes, a sua composição e posicionamento, volumes suspensos, revestidos por uma malha em madeira de Criptoméria Japonica com diferentes formas e dimensões, representando as diferentes morfologias do terreno. O presépio encontra-se representado em dois espaços fisicamente autónomos. São individualmente representações de um determinado período histórico. Num dos espaços, é possível visualizar hábitos e costumes das nossas tradições. Ao centro do cenário, a história encontra-se dividida em dois níveis, um representativo da época festiva atual, o Natal e o segundo representa a época das festas tradicionais dos padroeiros com a tradicional procissão. O segundo espaço transporta-nos para uma época relacionada com a Natividade. Representada de uma forma minimalista, com a representação da tradicional árvore da vida, onde as figuras principais do presépio, de um modo contemporâneo, exemplificam o método construtivo do tradicional fabrico com recurso a moldes”.

Por outro lado, e persistindo na divulgação das tradições culturais do concelho, a Câmara Municipal irá abrir ao público, em horário alargado, durante a quadra natalícia, o Núcleo Museológico do Presépio, recentemente concluído. Assim, e neste mês de dezembro, este núcleo museológico e o Presépio das grutas do Convento de Santo António estará aberto ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às 17h30, e nos dias 8, 14, 15, 26, 28 e 29 de dezembro, entre as 15h às 20h, para que as pessoas possam visitar o espólio de presépios existentes, bem como o presépio das grutas do Convento que será inaugurado. De salientar que este presépio estará patente ao público durante todo o ano.

A par disso, e como forma de valorizar o Presépio e a arte bonecreira do concelho, a Câmara Municipal de Lagoa promoverá mais uma edição do concurso de presépios, em que todos poderão ser visitados nos dias 21 e 22 de dezembro, entre as 16h00 e as 19h00 e que, este ano, conta com a votação do público.

De realçar ainda que, no dia 13, 14 e 15 de dezembro, entre as 16h00 e as 22h00, decorrerá o Mercadinho de Natal também no convento, no qual estarão disponíveis para venda vários produtos relacionados com esta quadra natalícia, nomeadamente bonecos de presépio; decorações natalícias; o tradicional trigo e ervilhaca e vários outros elementos decorativos do presépio; bem como artesanato variado que poderá servir para presentes de Natal. Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Cruz, que tem o apoio da Câmara Municipal.

 

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Deixar uma resposta