Dois sismos sentidos no Faial, Pico e São Jorge

Dois sismos sentidos no Faial, Pico e São Jorge

12 de Novembro, 2019 0 Por Azores Today

Foram sentidos esta madrugada dois sismos de intensidade 4.2 e 3.5 nas ilhas Faial, Pico e São Jorge

Abaixo reproduzimos as duas notas informativas do CIVISA/IVAR

Nota 1

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 04:36 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de novembro foi registado um evento com magnitude 4,2 (Richter) e epicentro a cerca de 30 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV/V (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo, Castelo Branco, Feteira, Praia do Norte e Cedros, concelho de Horta (ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com as seguintes intensidades:

Faial

intensidade IV – nas freguesias do Salão, Praia do Almoxarife e Flamengos (concelho da Horta);
​intensidade III/IV – nas freguesias da Ribeirinha, Conceição, Matriz e Angústias (concelho da Horta);

Pico

intensidade III/IV – nas freguesias de Candelária (concelho de Madalena), Santa Luzía e São Roque do Pico (concelho de São Roque do Pico);

São Jorge

intensidade III – na freguesias de Velas (concelho de Velas).

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes: CIVISA/IVAR

Nota 2

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informa que às 04:55 (hora local = hora UTC-1), do dia 12 de novembro foi registado um evento com magnitude 3,5 (Richter) e epicentro a cerca de 30 km a W do Capelo, ilha do Faial.

De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) no Capelo, Castelo Branco, Feteira e Praia do Norte, concelho da Horta (ilha do Faial). O evento foi ainda sentido com intensidade III em Ribeirinha, concelho da Horta (ilha do Faial) e em São Roque do Pico, concelho de São Roque do Pico (ilha do Pico).​

O CIVISA continua a acompanhar o evoluir da situação.

Fontes: CIVISA/IVAR