Município acolheu seminário sobre o Exercício de Cidadania

Município acolheu seminário sobre o Exercício de Cidadania

9 de Novembro, 2019 0 Por Azores Today

O pólo de Ponta Garça da Escola Profissional de Vila Franca do Campo acolheu, na sexta-feira, 8 de novembro, um seminário temático relativo ao Exercício de Cidadania, uma atividade promovida pela ACEESA (Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, e inserida no projeto “Oficinas de Cidadania para a Inclusão Social”.
Na ocasião, a Vereadora do Município de Vila Franca do Campo, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, afirmou que o local escolhido para o seminário foi uma escola porque a cidadania muito a ver com a educação.
“A cidadania reflete-se em várias áreas da educação, na educação para os direitos humanos, para o ambiente, para a forma como nos relacionamos uns com os outros no dia-a-dia, no respeito mútuo, no acesso aos espaços, etc. A escola é um microcosmos do que acontece na sociedade em grande plano”, considerou.
Nélia Alves-Guimarães disse, ainda, que os alunos das nossas escolas “são já os agentes da mudança que se quer, as cabeças pensantes e mentes esclarecidas que têm acesso à informação, daí que estas atividades sejam feitas para vocês e junto de vocês”.
“É, através da educação de mentes esclarecidas e pensantes que podemos mudar a sociedade para melhor e deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”, reiterou.
Enquanto isso, a Dr.ª Catarina Borges, da ACEESA, falou no projeto “Oficinas de Cidadania”, no qual a Escola Profissional de Vila Franca do Campo já se encontra a trabalhar, referindo a importância de capacitar e formar as pessoas no sentido de serem cidadãos ativos na sociedade em que se inserem.
“O que nos faz levantar e sermos pró-ativos? Este encontro serve para nos fazer pensar, refletir sobre onde estamos a falhar e o que fazer para se ser um cidadão melhor”, observou.
O seminário contou com intervenções intituladas “Ser Cidadã/ão em Democracia”, da Deputada na Assembleia Regional dos Açores, Dr.ª Sónia Nicolau, e “Como exerço a minha Cidadania?”, do Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, mestre Flávio Pacheco.
Seguiu-se um debate e uma reflexão sobre a temática.

 

Fonte: GCCMVFC