O Grupo Parlamentar do PS/Açores realça a importância do investimento previsto para o ensino das novas tecnologias juntos dos jovens Açorianos: “Estamos a falar de cerca de 1 Milhão de Euros que vão ser investidos, no próximo ano, para a capacitação do desenvolvimento tecnológico, a partir das gerações mais jovens, com um forte empenho dos professores dedicados e qualificados”, afirmou Sónia Nicolau.
A deputada do Grupo Parlamentar do PS/Açores falava à margem de uma visita à Escola Básica Integrada da Maia, em São Miguel, no âmbito da preparação do debate sobre as propostas do Plano e Orçamento dos Açores para 2020, que vai ser votado no final deste mês de novembro. “Estivemos a visitar o clube de robótica da Escola Básica Integrada da Maia, um dos 30 clubes que existem em toda a Região, em escolas e instituições, abrangendo cerca de 400 alunos”.
Sónia Nicolau destaca as mais-valias dos clubes de robótica: “O objetivo é promover a transversalidade do conhecimento baseada naquelas que são as áreas das ciências, das tecnologias, das engenharias, das artes e da matemática (STEAM). Este é um objetivo fundamental para a qualificação da sociedade, com alicerce nas ciências sociais”.
“Quando se fala destas áreas está-se a falar daquela que é uma visão estratégica, englobada no Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica para os Açores (PACCTO Açores). estamos a falar de uma visão estratégica de futuro para as novas gerações e para potenciar o emprego qualificado”, sublinhou a parlamentar socialista.
“Os beneficiários destas iniciativas vão ter aprendizagens significativas a partir da componente tecnológica e nesta área os Açores estão na linha da frente em termos internacionais”, acrescentou.

Fonte: PS Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here