O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, procedeu hoje à inauguração das obras de requalificação da Rua de Nossa Senhora da Ajuda, na freguesia da Covoada.
Trata-se de uma obra de grande importância para esta freguesia do concelho de Ponta Delgada, que foi aprovada no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Ponta Delgada 2018/2019 e que acabou por se concretizar graças ao impulso dado pelo orçamento camarário.
A obra foi aprovada pelo valor máximo previsto no regulamento do OP por proposta (75 mil euros) e ficou orçada em cerca de 130.700 euros. A restante verba foi investimento do orçamento da autarquia.
José Manuel Bolieiro felicitou a Covoada, que “soube bem, quer por ação direta da Junta de Freguesia com a colaboração da Câmara, quer através da cidadania, por via do Orçamento Participativo, encontrar sugestões e propostas de interesse para a população e não apenas para o ego de cada um”.
O Presidente da Câmara fez questão de salientar que a concretização desta importante obra para a freguesia da Covoada foi “pioneira e até inovadora”, uma vez que a mesma só foi possível graças ao “impulso do Orçamento Participativo com a complementaridade do investimento municipal”.
Dirigindo-se à população da Covoada, José Manuel Bolieiro afirmou: “podem confiar na Junta de Freguesia, na Câmara Municipal e nos próprios impulsos da cidadania, que surgem através do nosso Orçamento Participativo, para convergirmos sinergias e capacidades para o bem comum”.
“Esta é a grande lição: não viramos as costas uns para os outros, não criamos uma disputa de protagonismos. Pelo contrário, somos pessoas ponderadas, que levam a sério a sua missão e cruzaram opiniões relativamente às prioridades e aos recursos financeiros disponíveis para fazer acontecer. Esta obra é o resultado da conjugação de esforços entre a cidadania, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia” – acentuou.
Reforçando a ideia de que Orçamento Participativo de Ponta Delgada, pioneiro nos Açores e com caráter deliberativo, continua a ser mais valia para o desenvolvimento do concelho, José Manuel Bolieiro agradeceu a todos os colaboradores do OP, que souberam “criar uma equipa mais sábia, com experiência adquirida e capaz de poder agilizar procedimentos”.
O Presidente deixou o compromisso de que o Orçamento Participativo é para continuar, uma vez que permite concretizar investimentos propostos pelas populações, respondendo, às suas maiores e mais prementes preocupações, adiantando que, sempre que for necessário compatibilizar uma obra do Orçamento Participativo com uma intervenção planeada pelo Município, melhor se servirá o bem comum.
Na inauguração da obra, o Presidente da Câmara e o Presidente da Junta Relva, Mário Machado, fizeram questão de juntar todos os que contribuíram para a concretização desta obra: colaboradores do Município e da Junta de Freguesia da Covoada.
Relativamente à repavimentação da Rua Nossa Senhora da Ajuda, esta abrangeu uma extensão de cerca de um quilómetro, compreendido entre o entroncamento com a Estrada Regional nº 8 – 2ª (rua Nossa Senhora da Ajuda – Estrada Regional e Canada dos Pavões) e o entroncamento com a rua Gaspar de Medeiros, junto à Igreja, através da demolição e repavimentação da faixa de rodagem em betão betuminoso.

 

Fonte: C. M. de Ponta Delgada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here