VII Encontro de Grupos Corais e filarmónicas animam festa de Santa Cecília no Faial

Nov 5, 2019 | Açores

Santa padroeira dos músicos assinala-se um pouco por toda a diocese

A ouvidoria do Faial celebra nos dias 16 e 17 a festa em honra de Santa Cecília, a padroeira dos músicos.

A celebração desta efeméride começa no sábado, dia 16, à noite, na Igreja do Carmo, na Horta, com o VII Encontro de Grupos Corais de Santa Cecilia, a parir das 20h30. A Festa em honra de Santa Cecília prossegue no domingo, com o habitual desfile de bandas Filarmónicas pelas ruas da Cidade da Horta a partir do largo do Infante para a Igreja Matriz, às 11h00, seguindo-se a Missa Solene em honra de Santa Cecília, e participada pelas Filarmónicas e Grupos Folclóricos da Ilha do Faial e pelo Grupo Coral da Zona Norte. Esta Missa será presidida pelo Pe. Nuno Fidalgo, sacerdote que serve na ouvidoria das Flores. A Missa será animada pelo Coro Interparoquial de Castelo Branco, Capelo e Praia do Norte.

Também na Povoação, a padroeira dos músicos ganha uma dimensão de ouvidoria. No domingo, dia principal da festa com Eucaristia Solene na Igreja Matriz, realiza-se um desfile de filarmónicas e da Charanga dos Bombeiros da Povoação.

No Pico, a paróquia da Madalena tem por hábito celebrar a padroeira dos músicos com uma festa que reúne as filarmónicas da ilha.

Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Santa Cecília é a santa da Igreja Católica que mais tem basílicas em Roma (nenhuma outra santa conseguiu tal feito) e é uma das santas mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira santa encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos.

Fonte: Igreja Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here