SENSIBILIZAÇÃO DE COLABORADORES MUNICIPAIS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E ADOÇÃO DE MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

SENSIBILIZAÇÃO DE COLABORADORES MUNICIPAIS PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E ADOÇÃO DE MEDIDAS DE AUTOPROTEÇÃO

5 de Novembro, 2019 0 Por Azores Today

O Município da Praia da Vitória promoveu, no âmbito do Plano de Segurança Interno do Setor Operacional, um simulacro destinado aos colaboradores internos que trabalham nas instalações municipais da Zona Industrial do Cabo da Praia, a fim de testar a capacidade de resposta dos mesmos perante situações de emergência reais, bem como sensibilizar para a importância da adoção de medidas de autoproteção.

Esta iniciativa visa a preparação, em cenário real, dos colaboradores para eventuais casos de emergência, nomeadamente incêndios, acidentes, terramotos, inundações, entre outros, no sentido de garantir uma ação rápida, organizada e eficaz.

Segundo Raquel Borges, vereadora com o pelouro da Proteção Civil, “é extremamente importante garantir a segurança dos funcionários que integram o grupo municipal perante emergências que possam surgir. Prepará-los para diferentes tipos de cenários possíveis permite uma maior capacidade de reação”.

“Ao sensibilizarmos as pessoas para os procedimentos necessários em situações de emergência, estamos a reforçar o nosso conhecimento sobre as medidas de autoproteção para garantir a nossa segurança e também a proteção de quem nos rodeia, prestando o auxílio necessário”, referiu a edil praiense.

“O simulacro apresentou resultados positivos e permitiu-nos obter uma maior noção das necessidades reais e dos reajustamentos necessários no reforço da nossa ação a nível local”, acrescentou.

“É fundamental apostarmos no reforço de medidas desta natureza, até porque cada um de nós tem um papel ativo na promoção de uma cultura de segurança. A prevenção parte de cada um de nós”, disse.

Na ocasião, e após o simulacro, houve lugar para uma demonstração prática sobre extinção de um incêndio com um extintor, no sentido de alertar os presentes para as regras a cumprir nestas situações.

Estas ações, que envolveram também elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, estão integradas na estratégia de Proteção Civil Municipal.

Fonte:Município da Praia da Vitória