O Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, na cidade de Lagoa, acolheu, ontem, a 2ª Gala da Associação de Futebol de Ponta Delgada (AFPD). Um evento onde marcou presença a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, assim como o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, o seu diretor Pedro Pauleta, o Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, e o Diretor Regional do Desporto, António Gomes.

A cerimónia ficou marcada pela comemoração dos 95 anos da Associação de Futebol de Ponta Delgada, que tutela as competições, clubes e atletas na modalidade de futebol nas ilhas de São Miguel e Santa Maria.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, deu os parabéns pela longevidade e dinamismo da AFPD e afirmou que, “no concelho de Lagoa, um em cada três pessoas federadas são federados no futebol. Mais do que estes números é a paixão de todos e a identificação com esta modalidade. Além disso, das crianças lagoenses entre os 8 e os 10 anos inscritas em modalidades desportivas, 40 por cento estão inscritas no futebol”, o que, segundo a presidente, “traz aos clubes enormes responsabilidades e desafios. No processo de formação destes atletas, os clubes e associações devem continuar a construir a missão coletiva que lhes é pedida pela comunidade. É com este espírito de união que é partilhado pelos municípios, o de Lagoa em particular, que continuaremos a elevar o desporto”.

Nesta 2ª Gala, foram entregues prémios nas categorias de «Dirigismo», «Prémio Carreira de Atleta», «Prémio Carreira de Atleta no Exterior», «Prémio Carreira de Atleta do Exterior» e «Prémio de Afirmação na Formação», «Equipas», «Comunicação Social» e «Personalidades Externas à AFPD». Houve, ainda, a atribuição de Sócios de Mérito e Sócio Honorário.

Na categoria de «Prémio Carreira de Atleta», foram galardoados cinco lagoenses, Paulo Clemente, que terminou a época passada a sua carreira de profissional de futebol ao serviço do Santa Clara, Carlos Arraial (Minhoca), o jogador de futsal dos Açores com maior currículo, que há 2 anos deixou a prática federada, Viola, Luís Soares e Isaías Ponte, ex-jogadores do Clube Operário Desportivo.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here