ùltimas Notícias

TEMPESTADE TROPICAL PABLO – AÇORES – COMUNICADO No2

No dia 26 outubro, às 09:00 UTC (hora local dos Açores), a tempestade tropical PABLO (escala de Saffir-Simpson*), encontrava-se a 420 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para este-sudeste com velocidade de 15 km/h. Prevê-se que ainda durante o dia de hoje (sábado, 26 de outubro), a tempestade tropical se desloque para norte-nordeste atingindo assim as ilhas do grupo Oriental ao fim do dia.

A tempestade tropical PABLO possui pequena dimensão, ou seja, o raio de acção do vento com intensidade de tempestade tropical é de aproximadamente 55 km à volta do seu centro aquando da
sua passagem pelo grupo Oriental.

Assim, prevê-se para São Miguel e Santa Maria que o vento do quadrante sul rodando para oeste se torne FORTE com rajadas na ordem dos 100 km/h para o fim do dia de hoje (sábado, 26 de outubro) e ondas de altura significativa de 5 a 7 m do quadrante sul passando a oeste.

Acrescente-se, no entanto, que apesar da trajectória da tempestade tropical PABLO ser em direcção ao grupo Oriental, a vasta região depressionária irá a provocar a ocorrência de aguaceiros que
poderão ser fortes e acompanhados de trovoadas em todas as ilhas bem como, vento com rajadas até 85 km/h nos grupos Ocidental e Central.

[Novo comunicado será emitido dia 26 de outubro às 18:00 UTC (Hora local dos Açores)].
*Escala de Saffir- Simpson: Utilizada como medida da intensidade de um furacão; Varia de 1 a 5 sendo 5 o mais intenso.

 

Fonte: IPMA – Delegação Regional dos Açores

Ver também

Câmara do Comércio e Indústria dos Açores pede apoios a fundo perdido (Vídeo)

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *