A cidade de Lagoa recebeu, de 18 a 20 de outubro, o Open de Judo, que teve lugar no pavilhão da Escola Secundária de Lagoa. Este evento incluiu competições nos escalões de juvenis, cadetes e juniores e uma ação de formação para treinadores, creditada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Tratou-se de uma organização do Judo Clube de Lagoa (Judolag), numa parceira com a Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, Federação Portuguesa de Judo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.

No primeiro dia do evento também teve lugar uma ação de formação para 17 treinadores, com a temática “Periodização e programação para competição de cadetes e juniores”, dada pelo preletor João Neto, treinador da Associação Académica de Coimbra. O formador foi atleta olímpico, tendo ficado classificado em 7º lugar nos Jogos Olímpicos na Grécia, em 2004. Foi medalha de bronze, no Campeonato do Mundo, em Osaka, no ano de 2003. Tem no seu currículo, também, uma medalha de prata no Campeonato da Europa, em 2001.

No dia 19, decorreu o Open nos escalões de juvenis, cadetes e juniores, com a participação de mais de 68 atletas, oriundos da ilha de São Miguel, Terceira, São Jorge e Coimbra, tendo sido disputados 91 combates. De acordo com a organização, “os combates foram de muito bom nível, tendo os atletas lagoenses, deixando os seus treinadores orgulhosos”.

O Judolag participou com 21 atletas, que obtiveram 4 primeiros lugares, 4 segundos lugares e um terceiro. Os primeiros lugares foram entregues aos atletas Daniel Calado (juvenis), Tamára Arruda (cadetes), Samuel Sanfona (cadetes) e Alexandre Mântua (juniores). Em segundo lugar, ficaram Mariana Inácio (juvenis), Alexandre Sanfona (cadetes), Cláudia Calado (cadetes) e Francisco Luz (juniores). Júlia França venceu em juvenis -52kg.

Presente na entrega de prémios do Open, Nelson Santos, vereador da Câmara Municipal de Lagoa para a área do desporto, enalteceu a “capacidade organizativa do evento, bem como a mobilização abrangente de praticantes e familiares neste torneio, que são os momentos visíveis do esforço diário que as coletividades desportivas desenvolvem em prol da comunidade, promovendo a prática do desporto como escola de valores”.

No domingo, o Open encerrou com chave de ouro, com o treino técnico ministrado a treinadores e atletas. Foi, depois, organizado um jantar convívio, que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, o presidente da Associação de Árbitros de Judo de Portugal, Francisco Gaitinha, e o presidente da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, Luiz Vieira.

De referir que o Judolag tem formado, ao longo dos anos da sua existência, vários atletas, muitos com títulos regionais e nacionais. Para a presente época desportiva, 2019/2020, o clube lagoense apresenta uma centena de atletas inscritos, de variados escalões etários desde benjamins a seniores, masculinos e femininos.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here