LAGOA ACOLHE ASSINATURA DE PROTOCOLO ENTRE ASDEPR, AASM E ARDE

LAGOA ACOLHE ASSINATURA DE PROTOCOLO ENTRE ASDEPR, AASM E ARDE

21 de Outubro, 2019 0 Por Azores Today

Cristina Calisto, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, assistiu esta manhã, na sede da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR), na Lagoa, à assinatura de um protocolo de parceria entre a ASDEPR, a Associação Agrícola de São Miguel (AASM) e a Associação Regional para o Desenvolvimento (ARDE), para a execução de um projecto de cooperação com Cabo Verde na área da formação em agricultura.

O projeto, designado “Semear, Colher e Vender”, entre os Açores e Cabo Verde, visa uma cooperação transnacional no âmbito da formação agrícola, que será financiado num valor orçado em 213 mil euros no âmbito do PRORURAL+.

Este protocolo, pioneiro, terá um alcance significativo, principalmente, porque os Grupos de Ação Local (GAL) têm como principal objectivo desenvolver os seus territórios, nomeadamente prescindindo verbas para o desenvolvimento da agricultura da República de Cabo Verde.

Desse modo, esta cooperação tanto será útil para Cabo Verde, como para o arquipélago açoriano. Efetivamente, permitirá apoiar os agricultores cabo-verdianos, a produzir mais e com menores custos e irá ajudar no desenvolvimento da agricultura local, num país que tem um elevado potencial de crescimento agrícola. Por outro lado, poderá, igualmente, permitir a exportação dos produtos açorianos, nomeadamente os lácteos, para um território que ainda necessita importar para consumir.

De relembrar que a ASDEPR é uma associação de desenvolvimento local composta por cinco municípios de São Miguel, nomeadamente: Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste, Povoação e Ribeira Grande.

 

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores