A Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel fará o seu Concerto anual no Auditório Luís de Camões (Conservatório Regional de Ponta Delgada), no Sábado, dia 26 de Outubro, pelas 18:00.

O Concerto contará com a presença de cerca de 3 dezenas de tocadores, com idades dos 12 aos 72 anos, oriundos das diversas Escolas de Violas da Ilha de São Miguel, e, ainda, oriundos de grupos folclóricos ou até músicos que aprenderam a tocar sozinhos ou com familiares e amigos.

A “Orquestra de Violas da Terra” da Ilha de São Miguel foi criada em 2011 e teve o seu primeiro estágio e Concerto no Auditório Luís de Camões. Vários anos depois a Orquestra regressa ao local onde “nasceu” para mais um concerto.

O objectivo inicial, que levou à formação desta Orquestra, foi o de juntar tocadores de Viola da Terra oriundos de diversas realidades musicais e incentivar a partilha de conhecimentos e de repertório, trazendo para o palco um concerto que fosse o contributo de todas estas influências musicais. Este objectivo tem sido concretizado, anualmente.

A juntar-se à Orquestra teremos vários convidados, com participações especiais com Piano, Violino, Flauta, Contrabaixo e Voz. O Concerto conta com a Direcção Musical de Rafael Carvalho.

Desde 2011 que a Orquestra de Violas da Terra tem-se apresentado, anualmente, com concertos que começaram no Auditório Luís de Camões mas que passaram depois pelo  Teatro Micaelense. A Orquestra animou ainda, durante 2 anos, o Sábado das Festas do Sr. Santo Cristo dos Milagres. Participou, também, num Programa Atlântida da RTP Açores e apresentou-se em concerto, em 2017, na Igreja de São Paulo, na Ribeira Quente, por ocasião das Comemorações do Centenário da bênção daquele templo. No ano passado a Orquestra deslocou-se, pela primeira vez, ao Nordeste, para o seu estágio e Concerto.

O evento é organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra e conta com a colaboração do Conservatório Regional de Ponta Delgada, tendo ainda o apoio da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional da Cultura.

O evento de 26 de Outubro é de entrada livre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here