Pastoral Juvenil da ilha Terceira procura novos pontos de contacto com a juventude

Pastoral Juvenil da ilha Terceira procura novos pontos de contacto com a juventude

4 de Outubro, 2019 0 Por Azores Today

Pastoral Juvenil da ilha Terceira procura novos pontos de contacto com a juventude

Out 4, 2019 | Açores

Equipa dirigente reuniu-se ontem à noite

A equipa da Pastoral Juvenil da Ilha Terceira realizou ontem a sua primeira reunião do novo ano pastoral durante a qual foram calendarizadas várias atividades e feita uma análise sobre a realidade juvenil atual, na qual participaram 15 coordenadores dos grupos de jovens das ouvidorias de Angra e da Praia da Vitória.

De acordo com uma nota enviada ao Igreja Açores a realidade da pastoral juvenil “foi abalroada pelas mudanças sociais e culturais” a que as estruturas tradicionais “não dão resposta”.

Por isso “é necessário um aprofundamento da participação na pastoral de conjunto da Igreja, bem como uma maior comunhão entre eles e uma melhor coordenação da atividade” referem os dirigentes.

“Embora nem sempre seja fácil abordar os jovens, estamos a crescer em dois aspetos: a consciência de que é toda a comunidade que os evangeliza e a urgência de que os jovens sejam mais protagonistas nas propostas pastorais” salienta a equipa da pastoral juvenil na ilha Terceira.

Além do diagnóstico, os dirigentes ressalvam as características da “geração millenial” que é “hiperconectada e com altos valores sociais e éticos” o que pressupõe desafios novos que devem ser atendidos pela Igreja, nomeadamente na sequência da Exortação pós sinodal Cristo Vive que aconselha a “escutar os jovens”, a “compreender um novo mundo de ver a realidade”, a “adequar a linguagem”, a promover “o protagonismo dos jovens” e, a “acolher, compreender, acompanhar, Iluminar, buscar, discernir, cuidar…” sublinha a equipa da pastoral juvenil liderada pelo Pe. Hélder Miranda Alexandre e que integra ainda Edite Ormonde (Raminho), Lisandra Dinis (Vila Nova), Carmen Gonçalves (Conceição), Igor Oliveira (Seminário), Sandro Costa (Seminário), Dinis Toledo (Seminário – São Sebastião), Bruno Godinho (Quatro Ribeiras), Sandra Pereira (Santa Luzia da Praia), Carla Medeiros (Santa Luzia da Praia), Irmã Olinda (Franciscanas Hospitaleiras).

Com a preparação da Jornada Mundial da Juventude 2022 no horizonte e a preparação do próximo dia Mundial da Juventude, sob o lema do Evagelho de Lucas “Jovem, eu te digo, levanta-te! (cf. Lc 7, 14)”, a equipa definiu já uma série de iniciativas que passam por uma Vigília da Semana dos Seminários, a 9 de novembro; a missa de Natal com os cabazes, a 15 de dezembro em São Brás e a entrega do cartaz e do hino para a XXXV Jornada Mundial da Juventude em 2020 no dia 1 de janeiro do próximo ano.

No dia 4 de abril, será feita uma Vigília de Oração pelo Dia Mundial da Juventude e no dia 5 serão celebradas várias iniciativas para assinalar esse dia, que será comemorado na Fonte Bastardo.

No dia 2 de maio haverá uma Vigília de oração pelas vocações e, no dia 23, realiza-se uma vigília de Pentecostes.

Fonte: Igreja Açores