Governo dos Açores desenvolve ações de receção aos cruzeiros com escalas previstas no arquipélago

Governo dos Açores desenvolve ações de receção aos cruzeiros com escalas previstas no arquipélago

25 de Setembro, 2019 0 Por Azores Today

A Diretora Regional do Turismo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que estão a ser desenvolvidas ações no âmbito da “receção de cruzeiros que vão passar nos principais portos dos Açores”, nomeadamente Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta.

“Os principais critérios de seleção são a dimensão dos navios de cruzeiro e o número de cruzeiristas que desembarcam nos portos”, salientou Marlene Damião, que falava na ação que marcou o início desta iniciativa da Direção Regional do Turismo, a receção ao navio cruzeiro Celebrity, da Royal Caribbean.

“Queremos reforçar a importância do acolhimento às centenas de turistas que chegam aos Açores por via de cruzeiros”, frisou a Diretora Regional, acrescentando que, para esse efeito, existe um envolvimento com as escolas profissionais.

“Estas ações contam com o apoio de alunos de escolas profissionais vestidos com polos que os identificam facilmente nos diversos pontos das cidades, com as mensagens estampadas ‘Ask me’ e ‘Follow me’, colaborando na orientação dos passageiros dos cruzeiros nas ruas e centros históricos das cidades por onde vão parar”, referiu.

Segundo Marlene Damião, “espera-se que esta iniciativa seja igualmente uma forma de colocar os alunos em contacto com a realidade do turismo e de os motivar para o ingresso naquele que será o seu futuro mercado de trabalho, sendo mais um passo na valorização das profissões deste setor”.

“Com esta medida, pretendemos também passar a mensagem de que os Açores são um destino que caminha em direção à sustentabilidade, proporcionando uma prova de produtos regionais como forma de incentivar os cruzeiristas à sua aquisição e assim poderem deixar o seu contributo para a economia local”, sublinhou.

A Diretora Regional salientou ainda que, com este envolvimento, “promove-se uma otimização do tempo dos passageiros, que podem, assim, mais facilmente encontrar os pontos de interesse turístico e comércio que pretendem visitar”.

Na ocasião, Marlene Damião destacou ainda a utilização de plantas endémicas, com a colaboração dos Serviços Florestais de ilha, bem como o “incentivo a práticas amigas do ambiente, através da devolução dos mapas das cidades no momento de regresso aos cruzeiros, mapas que serão repostos no circuito de distribuição ou então enviados para a reciclagem”.

A receção ao cruzeiro Celebrity contou com um programa de provas gastronómicas a cargo da Escola de Formação Turística e Hoteleira, com a participação de 22 alunos da Escola Profissional Eprosec em pontos distribuídos pela cidade de Ponta Delgada e nas Portas do Mar, e com a atuação do Grupo de Folclore Ilha Verde.

 

Fonte: GaCS/HMB