Governo dos Açores desenvolve ações de receção aos cruzeiros com escalas previstas no arquipélago

A Diretora Regional do Turismo afirmou hoje, em Ponta Delgada, que estão a ser desenvolvidas ações no âmbito da “receção de cruzeiros que vão passar nos principais portos dos Açores”, nomeadamente Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta.

“Os principais critérios de seleção são a dimensão dos navios de cruzeiro e o número de cruzeiristas que desembarcam nos portos”, salientou Marlene Damião, que falava na ação que marcou o início desta iniciativa da Direção Regional do Turismo, a receção ao navio cruzeiro Celebrity, da Royal Caribbean.

“Queremos reforçar a importância do acolhimento às centenas de turistas que chegam aos Açores por via de cruzeiros”, frisou a Diretora Regional, acrescentando que, para esse efeito, existe um envolvimento com as escolas profissionais.

“Estas ações contam com o apoio de alunos de escolas profissionais vestidos com polos que os identificam facilmente nos diversos pontos das cidades, com as mensagens estampadas ‘Ask me’ e ‘Follow me’, colaborando na orientação dos passageiros dos cruzeiros nas ruas e centros históricos das cidades por onde vão parar”, referiu.

Segundo Marlene Damião, “espera-se que esta iniciativa seja igualmente uma forma de colocar os alunos em contacto com a realidade do turismo e de os motivar para o ingresso naquele que será o seu futuro mercado de trabalho, sendo mais um passo na valorização das profissões deste setor”.

“Com esta medida, pretendemos também passar a mensagem de que os Açores são um destino que caminha em direção à sustentabilidade, proporcionando uma prova de produtos regionais como forma de incentivar os cruzeiristas à sua aquisição e assim poderem deixar o seu contributo para a economia local”, sublinhou.

A Diretora Regional salientou ainda que, com este envolvimento, “promove-se uma otimização do tempo dos passageiros, que podem, assim, mais facilmente encontrar os pontos de interesse turístico e comércio que pretendem visitar”.

Na ocasião, Marlene Damião destacou ainda a utilização de plantas endémicas, com a colaboração dos Serviços Florestais de ilha, bem como o “incentivo a práticas amigas do ambiente, através da devolução dos mapas das cidades no momento de regresso aos cruzeiros, mapas que serão repostos no circuito de distribuição ou então enviados para a reciclagem”.

A receção ao cruzeiro Celebrity contou com um programa de provas gastronómicas a cargo da Escola de Formação Turística e Hoteleira, com a participação de 22 alunos da Escola Profissional Eprosec em pontos distribuídos pela cidade de Ponta Delgada e nas Portas do Mar, e com a atuação do Grupo de Folclore Ilha Verde.

 

Fonte: GaCS/HMB

Ver também

Açores têm 24 casos confirmados de Covid-19 (Vídeo)

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *