Mau tempo e risco de ciclone tropical nos Açores

Mau tempo e risco de ciclone tropical nos Açores

22 de Setembro, 2019 0 Por Azores Today

Teremos um risco aumentado de passagem de um ciclone tropical nos Açores durante a 1ª semana de Outubro.

Como temos vindo a discutir há umas semanas, teremos condições muito favoráveis à génese de ciclones tropicais no Atlântico durante este final de Setembro e o início de Outubro.

Aliado a isto, teremos um padrão de circulação sobre o Atlântico composto por um fluxo do quadrante sul em todo o Atlântico central.

Este tipo de padrão é clássico dos eventos de mau tempo com origem tropical nos Açores.

A presença de fluxo de sul desde as latitudes tropicais em conjunto com a previsível formação de ciclones tropicais é um sinal de alerta para os Açores, já que qualquer ciclone tropical que se forme apanha uma via aberta para ser empurrado para norte até ás ilhas Açorianas.

Realçamos ainda a presença de aguas muito quentes em todo o trajeto do potencial ciclone desde os trópicos até ás nossas latitudes subtropicais.

Os principais modelos têm vindo a simular cenários em que um ou dois ciclones se aproximam dos Açores ao longo da primeira semana de Outubro, tal adequa-se ao padrão previsto e, por isso mesmo, estamos neste momento em situação de alerta.

Mesmo que não ocorra nenhum ciclone, este padrão favorece o transporte de massas de ar muito quentes, húmidas e instáveis para a região dos Açores, onde irão interagir com as perturbações Atlânticas que neste momento costumam circular no Atlântico norte… tal cenário é só por si já um cenário com risco envolvido, já que as condições favorecem grandes quantidades de precipitação, vento e mau tempo ao longo de pelo menos alguns dias seguidos.

Um ciclone só viria a agravar este cenário.

 

Fonte: bestweather.pt