O RIBEIRAQUENTENSE RAFAEL CARVALHO PREPARA CD DE NATAL EM VIOLA DA TERRA

O RIBEIRAQUENTENSE RAFAEL CARVALHO PREPARA CD DE NATAL EM VIOLA DA TERRA

9 Setembro, 2019 0 Por Azores Today

“Um Natal à Viola” será o título do novo álbum que o músico Açoriano Rafael Carvalho está a gravar e que será apresentado em Novembro e Dezembro deste ano, em alguns concertos que estão a ser agendados.

O CD contará com 14 faixas instrumentais executadas em Viola da Terra, a solo, sendo quase todas modas tradicionais de Natal.

Na passada terça-feira, em entrevista ao programa de rádio “AlternativAzores” da autoria de João da Ilha, Rafael Carvalho anunciava em primeira mão esta novidade, referindo, ainda, que gravou também um tema de Natal, original seu, para fechar o CD.

O trabalho pretende registar modas tradicionais portuguesas que o músico ouvia e cantava na sua infância, na escola ou em casa, por ocasião da quadra Natalícia, mas inclui também canções que são comuns ouvir-se pelas ruas da Ribeira Quente naquela altura do ano.

O músico regista ainda duas modas associadas ao Natal Madeirense, como resultado de uma pesquisa e adaptação do trabalho de recolhas dos “Xarabanda”.

Rafael Carvalho já tinha revelado, há muitos anos, o desejo de concretizar um trabalho com estas características, colmatando esta necessidade existente nos Açores, de um trabalho instrumental em Viola da Terra com músicas de Natal.

Ao mesmo tempo, contribui para o registo e preservação de mais repertório para o instrumento, bem como da valorização da riqueza do nosso Cancioneiro associado a esta quadra festiva, com cantigas ao Menino Jesus, cantigas de Reis, ou apenas à Noite de Natal, onde a Viola da Terra tocava e toca, emprestando a sua bonita sonoridade a uma das alturas mais especiais do ano.

Este será o quinto álbum do músico e compositor Açoriano que editou “Origens” em 2012, “Paralelo 38” em 2014, “Relheiras” em 2017 e “9 ilhas, 2 Corações” em 2018.

Fonte: UM OLHAR POVOACENSE