Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra comemoram 200 anos da primeira procissão

Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra comemoram 200 anos da primeira procissão

18 Agosto, 2019 0 Por Azores Today

Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra comemoram 200 anos da primeira procissão

Ago 18, 2019 | Manchete

Bispo de Angra preside às festas este ano

A primeira procissão do Senhor Bom Jesus da Pedra, a principal imagem venerada em Vila Franca do Campo, saiu à rua há 200 anos e este ano a sessão solene de abertura desta festa, que reúne milhares de pessoas, assinalará esta efeméride jubilar com uma conferência do professor João Luís Medeiros, que decorrerá na Igreja da Misericórdia, dia 21 de agosto, às 18h30.

Nesse dia começa igualmente o tríduo preparatório da festa que será pregado pelo ouvidor de Ponta Delgada, cónego José Medeiros Constância.

Na sexta feira, dia 23, o Coro Sinfónico do Coral de São José realizará o concerto de abertura das festas, com a soprano Helena Castro e o pianista Paulo Pacheco, sob a direção musical do maestro Luís Filipe Carreiro, que decorrerá na escadaria da Igreja da Misericórdia às 21h00.

Os dias principais da festa são o sábado e o domingo, com as três celebrações religiosas mais importantes: a procissão da mudança da imagem da Igreja da Misericórdia para a igreja Matriz, onde ficará em vigilia na noite e madrugada de sábado para domingo; a eucaristia e a procissão solenes no domingo. Os três momentos serão presididos pelo bispo de Angra, D. João Lavrador.

Durante a semana, e todos os dias da festa, haverá um programa socio-cultural com música popular açoriana, musica ligeira e concertos pelas filarmónicas convidadas e que integrarão a procissão solene.

Trata-se de uma festa que extravasa o âmbito concelhio e chama a Vila Franca inúmeros cristãos, inclusive da diáspora.

Não é fácil precisar em que altura começou este culto e estas festas. Sobre a imagem há uma lenda que diz que deu à costa, dentro de uma caixa de madeira, na praia do Corpo Santo, em data desconhecida. As duas imagens – a primitiva e a actual – representam a imagem do “Ecce Homo”, o Cristo coroado de espinhos, sentado numa pedra.

As festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra estão, desde sempre, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e realizam-se no último domingo de Agosto de cada ano, pelo menos desde 1903, data da autorização do Papa Leão XIII para que estas festividades fossem reconhecidas.

“O Santo Padre o Papa Leão XIII, atendendo às humildes suplicas, concede o privilégio, a partir do dia de hoje, de se poder celebrar, com pompa sagrada exterior, no Domingo, a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Coroado de Espinhos, como vem no apêndice do Missal Romano, na sexta-feira depois das Cinzas”, lê-se no documento da Sagrada Congregação dos Ritos.

A Misericórdia da Vila, como é conhecida, é uma das mais antigas da diocese de Angra, datando de 1551 ou 1552, altura em que se deu a fundação da Confraria da Misericórdia que haveria de incorporar todos os bens e obrigações da primitiva confraria do Espírito Santo.

Foi também nessa época que a Misericórdia, depois de ter a funcionar o hospital, construiu a sua Capela, naquele que é o principal complexo arquitetónico de Vila Franca do Campo – igreja, hospital, consistório e farmácia – o coração da Santa Casa, onde se tratavam os doentes e se administrava a Irmandade.

Fonte: Igreja Açores