Pe. José Constância deixa paróquia da Covoada e da Relva no ano em que celebra as suas bodas de ouro sacerdotais

Pe. José Constância deixa paróquia da Covoada e da Relva no ano em que celebra as suas bodas de ouro sacerdotais

14 de Agosto, 2019 0 Por Azores Today

Pe. José Constância deixa paróquia da Covoada e da Relva no ano em que celebra as suas bodas de ouro sacerdotais

Ago 14, 2019 | Em destaque

Festa de Verão honra a padroeira Nossa Senhora da Ajuda e despede-se do seu pároco de sempre

As festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda, na Covoada, paróquia da Ouvidoria de Ponta Delgada, realizam-se de 23 a 27 de agosto, sendo presididas pelo Pároco, que é também ouvidor de Ponta Delgada, Cónego José de Medeiros Constância.

As festas começam no dia 23 de agosto com uma eucaristia às 18h00, prosseguem no sábado, dia 24, com a Embaixada das Cavaleiras às 17h30 e Eucaristia vespertina. No domingo dia 25, realizam-se as solenidades em honra da padroeira Nossa Senhora da Ajuda, com a celebração da eucaristia às 11h00, com Profissão de Fé e celebração comunitária do batismo. A procissão será às 17h00, percorrendo as ruas principais da freguesia.

Na segunda e terça feiras celebram-se duas missas de festa em homenagem aos emigrantes e defuntos da paróquia, respetivamente. As festas encerram na terça-feira às 23h45 com a despedida da imagem, no dia 27 de agosto.

A par dos atos religiosos, a paróquia desenvolve um conjunto de atividades sócio culturais durante os dias da festas, de entre as quais se destacam no sábado dia 24 de agosto, o desfile etnográfico com carros alegóricos, uma embaixada de cavaleiras e música popular.

Este será o último ano em que o sacerdote estará como pároco, o que faz com que esta festa tenha também um sentido de despedida.

“Depois de 25 anos como pároco da Relva e de novo como pároco da Covoada, vou deixar-vos definitivamente. Celebro a 13 de setembro as minhas bodas de ouro e no domingo, dia 22 de setembro na Eucaristia, às 10h30, farei a minha despedida. Muito obrigada por tudo!” refere o sacerdote numa breve mensagem com a qual se dirige a toda a comunidade paroquial e que acompanha o programa das festas de Nossa Senhora da Ajuda.

“É um adeus a todos, antecipando já aqui a minha despedida”, refere ainda lembrando que “Cristo é o centro da paróquia como comunidade”.

O Padre José Medeiros Constância é natural da Relva e atualmente é o Diretor do Instituto Católico de Cultura, bem como ouvidor de Ponta Delgada. Cónego capitular da Sé de Angra é também vice-reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

Foi prefeito e professor do Colégio Seminário em Ponta Delgada, tendo trabalhado também durante três anos com a juventude da Ilha de São Miguel e como Diretor Espiritual dos Cursos de Cristandade, continuando até hoje a servir este movimento.

Licenciado em Teologia Pastoral, o sacerdote foi professor de Teologia Pastoral no Seminário de Angra e de Catequética de 1982 a 1986 e, ainda, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese.

Em 1997 foi nomeado Vigário Episcopal para a Pastoral Diocesana e ao mesmo tempo Coordenador Pastoral da Ilha de São Miguel, cargos que exerceu até 2003.

De 2016 a 2019 exerceu, também o cargo de Assistente Nacional do Movimento Familiar “Por um Lar Cristão”, nomeado pela Conferência e Episcopal Portuguesa.

Membro do Colégio de Consultores desde o início e membro do Conselho Presbiteral é o Delegado dos Ouvidores no Conselho Pastoral Diocesano.

Acaba de ser agora nomeado membro da Comissão Diocesana Coordenadora da Caminhada Sinodal.

Fonte: Igreja Açores