Ilha traída pelo mar (video reportagem SIC)

Na Reportagem Especial desta segunda-feira recordamos um episódio inesperado e perigoso que marcou muitas vidas numa ilha dos Açores.

Há 18 anos, um Italiano de 45 anos carregou um veleiro com mais de 500 quilos de cocaína na Venezuela para descarregar nas ilhas Baleares, em Espanha. No entanto, uma avaria no veleiro ao largo dos Açores obrigou Antonino Quinci a parar em São Miguel.

Antes de dar entrada no porto de Rabo de Peixe para reparar o veleiro, Quinci escondeu parte da droga nas grutas do norte da ilha e o resto do carregamento no fundo do mar para recolhê-lo mais tarde. Mas as marés estragaram-lhe os planos.

A droga foi descoberta por pescadores e num só fim de semana nove pessoas deram entrada no Hospital de Ponta Delgada com overdose.

 

Fonte: SIC Noticias

Ver também

Comissão de Economia vai acompanhar a revisão do subsídio social de mobilidade (Vídeo)

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)

Um Comentário

  1. Existem muitas outras histórias sobre Rabo de Peixe e outras aldeias de pescadores. Contar apenas histórias sobre drogas e pobreza é injusto e reforça os mitos que prejudicam ainda mais essas pessoas.

    Por todo o mundo, mais de 90% dos/as pescadores/as usam métodos de captura sustentáveis, no entanto a sua história e a sua luta de sobrevivência está por contar. Apesar de ameaçado, este modo de vida, está bem vivo e recomenda-se!
    Pescadores/as e cientistas -Partimos de uma colaboração estreita em diferentes projetos comunitários e de investigação para criar esta coleção de histórias e imagens que nos permitem conhecer o dia-a-dia das comunidades piscatórias vislumbrar um futuro possível para o peixe selvagem.
    Ajude a tornar o livro uma realidade. Receitas da venda do livro apoiarão as comunidades de pesca dos Açores.
    https://www.indiegogo.com/projects/9-islands-1-book/x/21981141?create_edit=true#/

Deixar uma resposta