CMH participa nas jornadas nacionais da Escola Azul

CMH participa nas jornadas nacionais da Escola Azul

12 Junho, 2019 0 Por Azores Today

CMH participa nas jornadas nacionais da Escola Azul

O Município da Horta esteve representado por 6 alunos do 5.º e 6.º anos e dois professores da Escola Básica António José d’Ávila, nas Jornadas Nacionais da Escola Azul, que reuniram cerca 250 participantes, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, em maio passado.

A Câmara Municipal da Horta esteve presente no evento e participou na reunião de coordenação, como município aderente.

“As campanhas de sensibilização ambiental, bem como as ações de Educação Marinha, junto das escolas, fazem dos mais novos embaixadores da disseminação da mensagem que recebem, junto das famílias e amigos. Por isso, a Câmara Municipal da Horta, como cidade educadora, e no âmbito da agenda 2030, associou-se a este programa da Escola Azul, por tratar a temática do Mar, que nos é cara e essencial, para promover a sustentabilidade do bem precioso que nos rodeia, esperando que todas as escolas do município adiram a este programa com bons projetos, que conta com a parceria do OMA”, referiu José Leonardo Silva, Presidente da Câmara da Horta.

Os alunos e professores faialenses apresentaram o projeto desenvolvido no âmbito do “Clube do Mar”, bem como a abordagem da temática do Mar, no projeto de autonomia e flexibilidade curricular.

As Jornadas Nacionais Escola Azul incluíram apresentações das escolas, workshops e atividades desportivas dinamizados por entidades parceiras, nos quais os nossos alunos tiveram oportunidade de participar.

Escola Azul é um programa educativo promovido pela Direção-Geral de Política do Mar que tem como missão promover a Literacia do Oceano, que conta com uma comissão técnico-científica que é composta por um grupo de entidades que colaboram na avaliação das candidaturas a Escola Azul e apoiam a coordenação nacional na definição de questões estruturais do funcionamento do programa. Desta comissão faz parte o Observatório do Mar dos Açores (OMA) que tem desempenhado um trabalho de excelência sobre a Literacia do Oceano na comunidade escolar.

Este programa conta já com a adesão de 126 Escolas Azuis que envolvem 16 mil alunos e 60 entidades parceiras, em 12 municípios aderentes.

Fonte: C. M. de Horta