Câmara de Ponta Delgada representada nas Festas do Império do Espírito Santo de Alenquer

Câmara de Ponta Delgada representada nas Festas do Império do Espírito Santo de Alenquer

12 Junho, 2019 0 Por Azores Today

A Câmara Municipal de Ponta Delgada esteve presente nas Festas do Império do Espírito Santo de Alenquer. O Vereador Pedro Furtado representou o Presidente da Autarquia, José Manuel Bolieiro nas referidas festas.
A representação do Município de Ponta Delgada inseriu-se no âmbito protocolo institucional com Alenquer, que visa a promoção mútua das festividades.
Ponta Delgada esteve representada com uma folia da Freguesia dos Remédios da Bretanha e com a Coroa das Grandes Festas do Divino Espírito Santo, que este ano se realizam de 11 a 14 de julho próximo.
Os foliões dos Remédios acabaram por participar em momentos importantes das festas de Alenquer, que procuram retomar a tradição antiga pois foi nesta cidade que o culto nasceu com a Rainha Santa Isabel.
Fundadas em Alenquer por Isabel de Aragão, a rainha Santa e pelo seu marido D. Diniz em finais do século XIV, as Festas do Espírito Santo rapidamente se disseminaram pelo país e pelo mundo, levadas pelos missionários franciscanos no auge dos Descobrimentos.
A Câmara Municipal de Alenquer tem procurado impulsionar as Festas como elemento aglutinador das forças vivas do concelho, celebrando as diferentes manifestações em torno do bem comum nas artes, no desporto, e no lazer, sob o lema “O Espírito Sopra Onde Quer”.
Recorde-se que o protocolo de Intercâmbio Cultural, que foi assinado em 2017 entre Ponta Delgada, Alenquer e Tomar, tem em conta o facto dos três territórios partilharem o objetivo da dignificação do culto secular ao Divino Espírito Santo, detendo uma ação fundamental à realização de uma festividade de dimensão concelhia.
No caso concreto de Ponta Delgada e Alenquer, estas organizam um programa cultural que atende às tradições e rituais do culto popular, desempenhando um papel ativo na divulgação e alcance das festividades no país e fora dele.
De qualquer forma, o protocolo tripartido visa a promoção de iniciativas que elevem a tradição do Espírito Santo nos três municípios.

Dsc 3382Fonte: C. M. de Ponta Delgada