Cinco comunidades de Florianópolis realizam festividades do Ciclo do Divino neste final de semana

Cinco comunidades realizam festividades do Ciclo do Divino neste final de semana

Centro, Prainha, Trindade, Monte Verde e Ribeirão da Ilha terão uma programação diversificada

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, tem a satisfação em convidar os munícipes a participarem das Festas do Divino Espírito Santo que acontecem em diversos bairros da capital.

Neste fim de semana os festejos do Divino, também conhecido como “folias do Divino” ou “cantorias do Divino”, que é uma tradição católica com mais de oito séculos, foi introduzida em nossa cultura local pelos açorianos. Essa tradição será lembrada com celebrações e festas nas comunidades do Centro, Prainha, Trindade, Monte Verde e Ribeirão da Ilha.

São diversas programações com missas em horários específicos para cada paróquia, onde após as celebrações e homenagens os participantes poderão aproveitar as tradicionais barraquinhas de doces, pinhão, quentão, brindes, além de bingos para angariar fundos para cada igreja.

Há uma grande variedade de comidas e bebidas mas o ponto alto da festa, se dá a devoção ao Espírito Santo pelos fiéis. A emoção e o respeito a esta tradição podem ser notados durante as missas e a boa vontade da comunidade em organizar a festa, ao unirem-se em prol da caridade.

A Festa do Divino é Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis, justificando assim este título pois tem a participação e devoção dos fiéis de grande parcela da população.

Além de ser uma celebração que faz parte da vida das comunidades que realizam essas festas, tendo grande influência do povoamento açoriano e madeirense.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis

 

Ver também

ALEXANDRE GAUDÊNCIO REÚNE COM PATRICK BROWN PARA DAR NOVO IMPULSO À GEMINAÇÃO COM BRAMPTON

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, reuniu-se com o novo mayor da …

Deixar uma resposta