Porto das Poças. PSD entrega proposta para conclusão de obra de reabilitação e ampliação

Porto das Poças. PSD entrega proposta para conclusão de obra de reabilitação e ampliação

24 Maio, 2019 0 Por Azores Today


Porto das Poças. PSD entrega proposta para conclusão de obra de reabilitação e ampliação

O PSD/Açores entregou no parlamento regional uma iniciativa legislativa para que a conclusão da obra de reabilitação e ampliação do Porto das Poças, em Santa Cruz das Flores, seja iniciada até final da legislatura.

“Há muito que a ilha das Flores reclama a reabilitação do Porto das Poças, para que todos os profissionais marítimos que utilizem o porto tenham melhores condições de trabalho, e para que aqueles e todos os passageiros que por ali embarquem/desembarquem, tenham maiores condições de segurança”, afirmou o deputado Bruno Belo.

Num projeto de resolução entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, o social-democrata lembrou que a referida obra já é prometida desde 2012 pela governação socialista, mas nunca avançou.

“Os atrasos ou obstáculos à concretização desta obra são relevantes e podem comprometer significativamente o desenvolvimento da economia da ilha das Flores”, sublinhou.

Em causa está a construção, no Porto das Poças, de um molhe de 302 metros e um contramolhe de 104 metros, de forma a que a infraestrutura portuária fique com cerca de 15.000 m2 de área molhada, 8.000 m2 de terrapleno e pontões flutuantes com capacidade para a amarração de 88 embarcações.

Bruno Belo salientou que o Porto das Poças “assume grande importância económica, desde logo pelo facto de ser o porto onde existe o maior número de barcos de pesca, quer profissional, quer desportiva, e também onde se faz o embarque e desembarque de passageiros para a ilha do Corvo”.

“A relevância económica do Porto das Poças é significativa e apresenta potencial para crescer significativamente, gerando crescimento económico e emprego”, disse o deputado do PSD/Açores eleito pela ilha das Flores.

Fonte: PSD Açores