Bispo dos Açores desafia Igreja Arrifes a ser um pequeno laboratório da presença da Igreja no sector agro-industrial

Bispo dos Açores desafia Igreja Arrifes a ser um pequeno laboratório da presença da Igreja no sector agro-industrial

23 Maio, 2019 0 Por Azores Today

Bispo dos Açores desafia Igreja Arrifes a ser um pequeno laboratório da presença da Igreja no sector agro-industrial

Mai 23, 2019 | Açores

Visita pastoral à maior freguesia açoriana em termos territoriais durou quatro dias

Dom João Lavrador concluiu a vista pastoral à Freguesia dos Arrifes, onde durante quatro dias esteve em contacto com os vários movimentos das paróquias, reuniu com algumas empresas locais, agricultores e presidiu ao sacramento da Confirmação dos alunos do 10ª ano de Catequese.

“Encontrei uma comunidade numerosa, entre 8500 a 9000 pessoas, com grandes empresas, com destaque para o sector agroalimentar, com pessoas com muita capacidade e uma comunidade que está a dar passos para se formar numa unidade pastoral com as duas paróquias da Saúde e dos Milagres e a igreja nossa senhora da Piedade”, disse D.João Lavrador em declarações ao Igreja Açores.

O Bispo de Angra deixou alguns desafios à Igreja Arrifes e em concreto ao Pároco Davide Barcelos, tendo em conta que nos Arrifes se situa a maior bacia leiteira dos Açores,

“Desafiei-o a ter aqui quase um laboratório da presença da Igreja nestas atividades, para ver se a partir daqui podíamos expandir para outros lugares”

“Porque que a Igreja só será verdadeiramente aceite e reconhecida se estiver ao lado das pessoas e dos seus problemas. Todos estes sectores têm as suas formas de vida, as suas dificuldades e todos eles necessitam do apoio e da palavra iluminadora da Igreja. A igreja tem uma doutrina social precisamente para estar presente em todos estes âmbitos da vida das pessoas”, explicou.

Após contacto com movimentos das três igrejas, em concreto catequistas, grupos de jovens, escuteiros, o Bispo de Angra deixou o alerta de que é preciso ir ao encontro daqueles que estão fora da Igreja e proporcionar-lhe uma experiência dentro do movimento para os introduzir na comunidade cristã.

“Os movimentos têm de ter sempre um condão evangelizador e este papel hoje está muito fraco na nossa Igreja”, disse.

Em declarações ao site Igreja Açores, o pároco das duas igrejas dos Arrifes, considerou a visita um momento histórico para a freguesia, porque nunca um bispo tinha visitado as empresas e organizações da freguesia. O Pe. Davide Barcelos acrescentou ainda que sentiu por parte dos paroquianos a necessidade que tinham de se encontrar com o responsável da igreja açoriana.

D.João Lavrador prometeu regressar em breve à unidade pastoral de Arrifes, porque a comunidade tem previsto oferecer uma cruz peitoral com o simbolismo das várias ilhas dos Açores mas que está a ser produzida.

(Com Lilia Almeida)

Fonte: Igreja Açores