PSD propõe criação de Núcleo Museológico na Praia da Vitória

O grupo parlamentar do PSD/Açores apresentou um projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a criação de um núcleo museológico na Praia da Vitória, na dependência do Museu de Angra do Heroísmo.

Para os social-democratas, e conforme explicou o deputado César Toste, “parte do património cultural dos Açores e da ilha Terceira teve a sua génese, situa-se ou tem a sua expressão mais significativa no concelho da Praia da Vitória”.

Assim, “é urgente recolher e tratar o património cultural do concelho da Praia da Vitória, sendo que também o acervo do Museu de Angra do Heroísmo beneficiaria com uma interpretação museológica instalada naquele concelho”, considera.

“Muito embora as estruturas do Museu de Angra do Heroísmo se situem e sirvam sobretudo a cidade de Angra do Heroísmo, aquele Museu tem assumido e exercido as referidas funções ao nível de toda a Ilha Terceira, desde a sua fundação em 1949”, acrescenta o deputado.

Incluem-se nos propósitos do PSD “destacar a relação matricial que a vida e a obra de um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX – Vitorino Nemésio – mantém com a Praia da Vitória”, assim como “salientar o valor material, funcional e estético da arquitetura rural do concelho”, e também “valorizar as suas manifestações festivas tradicionais, em especial as Festas do Divino Espírito Santo e as Danças e Bailinhos de Carnaval”.

Acresce “a importância da história do concelho para a história da ilha, do país e do mundo atlântico, em particular no período liberal e na segunda metade do século XX”, elenca o parlamentar.

“A história recente dominada pela presença das comunidades inglesa e norte-americana transformou o concelho da Praia da Vitória num espaço de intensas trocas económicas, sociais e culturais, que foram interrompidas ou drasticamente reduzidas nos últimos anos com graves consequências para a população do concelho e da ilha”, lembra César Toste.

A iniciativa também tem em conta a aprovação da construção do Cais de Cruzeiros, “que se espera possa contribuir para um aumento do fluxo de visitantes no concelho”, explica.

“As estruturas museológicas asseguram um crescimento ao nível da promoção da coesão social, cultural e mesmo económica das comunidades”, pelo que a criação de estrutura com essas funções “exige um investimento continuado de meios materiais e humanos, perfeitamente justificado face à necessária gestão que o património coletivo e a nossa herança cultural exigem”, adianta.

Nos fundamentos da proposta, os deputados social democratas referem que “não bastará apenas recolher e preservar, mas sobretudo estudar e interpretar um rico e vasto património”.

“A história e a cultura do concelho da Praia da Vitória merecem, no âmbito de um projeto caraterizado por relações objetivas e concretas com o seu espaço territorial, que se avance com a criação desse um núcleo museológico”, conclui César Toste.

Fonte: PSD Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here