Ponta Delgada garante acesso a mesas de voto condicionadas pelas festas do Santo Cristo

Ponta Delgada garante acesso a mesas de voto condicionadas pelas festas do Santo Cristo

22 Maio, 2019 0 Por Azores Today

Ponta Delgada garante acesso a mesas de voto condicionadas pelas festas do Santo Cristo

Mai 21, 2019 | Manchete

Principais mesas de voto da cidade estão situadas no percurso da Procissão Solene que durante quatro horas percorre o centro histórico da maior cidade açoriana

Pela segunda vez, as festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres coincidem com um dia de votação para o Parlamento Europeu e, embora muitas das mesas de voto da cidade se encontrem no percurso da Procissão Solene de domingo, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai garantir o acesso às mesas de voto das freguesias de centro da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, reuniu-se esta manhã com o delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE), juiz José Freitas, para garantir o acesso às mesas de voto das freguesias de São Pedro, São Sebastião e São José, que são afetadas pelas festividades do Senhor Santo Cristo dos Milagres, a maior celebração religiosa da ilha de São Miguel.

Na freguesia de São Pedro, onde estão recenseados 7.595 eleitores, a mesa de voto passa, este ano, para a Escola Roberto Ivens, devido às obras que se realizem na Escola de São Pedro.

Segundo a nota de imprensa da Câmara, o acesso será feito pela entrada norte, na Rua Margarida Chaves, e serão reservados 30 lugares para os eleitores.

Os 4.178 eleitores recenseados na freguesia de São Sebastião votam nos Paços do Conselho, sendo o acesso efetuado pela Rua de Santa Luzia.

“As mesas estarão dispostas na entrada, sem subida de degraus” e “os 12 lugares de estacionamento da Rua de Santa Luzia serão reservados para os eleitores”, esclarece a nota.

Na freguesia de São José, onde estão recenseadas 5.937 pessoas, os eleitores têm reservados dez lugares de estacionamento na Rua de Lisboa.

Serão destacados elementos da Polícia Municipal para garantir o acesso aos locais de voto nas três freguesias afetadas pelas festividades.

As eleições europeias realizam-se este ano, à semelhança do que aconteceu em 2014, no domingo de Santo Cristo, o dia grande das maiores festividades religiosas da ilha, em que se realiza a procissão.

Nas eleições europeias realizadas há cinco anos, a taxa de abstenção nos Açores foi de 80,3%, a maior do país, sendo São Miguel a ilha em que menos pessoas votaram, com uma abstenção de 82,8%, seguida de Santa Maria, com 81,4%.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres são as maiores festas religiosas dos Açores mobilizando a maior concentração de peregrinos ao mesmo tempo numa localidade.

São organizadas em conjunto entre o Santuário do Senhor Santo Cristo, que este ano celebra o 60º aniversários e a Irmandade do Senhor Santo Cristo que durante os dois dias principais da festa- sábado e domingo-fica zeladora da Imagem do Ecce homo, uma das mais veneradas na diocese de Angra.

Este ano, as festas inspiram-se no lema de São Paulo, “Ai de quem não evangelizar” e serão presididas pelo arcebispo D. José Avelino Bettencourt, jorgense e o segundo Núncio da Santa Sé em toda a história da igreja moderna. Atualmente o prelado açoriano, diplomata da Santa Sé, ocupa a nunciatura da Arménia e da Geórgia, onde os cristãos são uma minoria. É a primeira vez que D. José Bettencourt preside a esta festa. Participarão ainda nela os bispos de Angra, D. João Lavrador e o emérito de Angra, D. António de Sousa Braga. Na segunda-feira do Senhor haverá tolerância de ponto para todos os trabalhadores da administração pública regional e local da ilha de São Miguel. Ponta Delgada celebra o seu feriado municipal, conhecido como a segunda-feira do Senhor Santo Cristo.

(com Lusa)

Fonte: Igreja Açores