Vaticano tem situação financiera “funcional”

Vaticano tem situação financiera “funcional”

21 Maio, 2019 0 Por Azores Today

Vaticano tem situação financiera “funcional”

Mai 21, 2019 | Internacional

Mecanismo criado por Bento XVI para prevenir branqueamento de capitais tem obtido sucesso

A agência financeira do Vaticano garantiu hoje que o Vaticano tem atualmente um sistema de regulação “totalmente funcional” e cada vez mais integrado no sistema financeiro global.
A Autoridade de Informações Financeiras (AIF) divulgou hoje o seu relatório anual relativo a 2018 e segundo o seu presidente, René Bruelhart, os dados mostraram que o “sistema está em pleno funcionamento” dez anos depois de um plano de reformas.
A AIF foi criada pelo papa Bento XVI em 2010, para ser a autoridade competente da Santa Sé e do Estado do Vaticano para a supervisão do setor financeiro e a prevenção de branqueamento de capitais.
Em 2018, o Conselho Europeu de Pagamentos aprovou o alargamento do âmbito geográfico da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA) ao Estado da Cidade do Vaticano e à Santa Sé.
No seu relatório anual, a Autoridade de Informações Financeiras refere que em 2018 enviou 11 denúncias de transações suspeitas ao promotor de justiça do Vaticano para mais investigações, além do julgamento em curso de um ex-chefe do banco do Vaticano acusado de apropriação indevida.
No documento são ainda relatados 473 casos de trocas de informações com unidades estrangeiras, um sinal de maior cooperação internacional no combate à lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo, evasão fiscal e outros crimes financeiros.

(Com Lusa)

Fonte: Igreja Açores