Passeio pedestre ao trilho Quinhentista, realizado no passado sábado pelo CDRCN

.

CONCELHO DO NORDESTE, MAIS UMA VEZ, UMA REFERÊNCIA POSITIVA NA PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E DESPORTO, CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DO CONCELHO E TAMBÉM, PARA A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL
17 E 18 DE MAIO – GP AÇORES E SÁBADOS NA NATUREZA – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista

O Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste (CDRCN), parceiro do município do Nordeste, esteve envolvido nos dias 17 e 18 de maio em eventos desportivos desenvolvidos no concelho – GP Açores e Sábados da Natureza – Percurso Pedestre- Trilho Quinhentista.
No dia 17 de maio, na grande Prova Internacional GP Açores, com a chegada da mesma ao nosso concelho. Já no dia 18 de maio, com a implementação de mais uma atividade do plano anual do CDRC Nordeste com a dinamização de mais um Sábados da Natureza – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista e paralelamente com a partida da Prova GP Açores.
A Prova GP Açores, ciclismo de estrada, Sub 23, contou com catorze equipas, três etapas em linha, 310 quilómetros no total de extensão, sendo o concelho do Nordeste uma referência na prova, pelo facto de ter duas etapas, uma chegada e uma partida.
Com a participação de 14 equipas, num total de 86 atletas, que tiveram pela frente – ao longo dos três dias de competição – 310 quilómetros, cumprindo aquela que é a Volta à Ilha de São Miguel.
No inicio da manhã do dia 18 de maio, colocamos em ação mais um evento, os SÁBADOS DA NATUREZA – PERCURSO PEDESTRE – TRILHO QUINHESTISTA.
Numa manhã em que as condições atmosféricas eram favoráveis, e com a participação de mais de 50 participantes, iniciamos o Percurso Pedestre, na freguesia de St. António Nordestinho – Igreja de St. António Nordestinho, pelas 9 Horas.
Dadas as orientações pela organização, nomeadamente sobre o percurso e a forma de organização do percurso, os participantes muito motivados e em constante interação, iniciaram o mesmo. Tiveram a oportunidade de realizar registos fotográficos ímpares, num percurso que permite um confronto com a vegetação nativa e ao mesmo tempo com algumas paisagens singulares (Miradouro da Borda da Ladeira, vista das freguesias de St.º António Nordestinho e S. Pedro, entre outros).
Iniciado o percurso, os coordenadores do CDRC Nordeste tiveram de se dividir, dando apoio no outro evento, neste caso específico na partida da 2.ª etapa do GP Açores, com a saída do nosso concelho – Praça da República. Terminada a saída da 2.ª etapa, pelas 12 horas, mais uma vez se juntaram para a chegada dos participantes do Sábados da Natureza – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista. “É caso para dizer que por vezes parecem omnipresentes”. Mas não são. São apenas motivados e empenhados, no e pelo que fazem.
Destacamos, mais uma vez que o GP Açores é uma prova Internacional que teve no nosso concelho duas etapas, com mais de oitenta participantes, muitas comitivas – comissários, apoios técnicos, órgãos de comunicação social e muita comunidade local, criando uma envolvência e um cenário no nosso concelho, muito poucas vezes vista.
O Município e o CDRC Nordeste conseguiram desta forma, mais uma vez, levar o nome do Concelho do Nordeste, através da presença dos participantes, assistência, visitantes, das imagens e dos vídeos, muito além-fronteiras, tendo em conta a dimensão do evento. Consideramos e vimos estes eventos e estas parcerias, como oportunidades de promover o concelho e melhorar diretamente a nossa economia local no momento, e quiçá no futuro, com a possibilidade de alguns dos participantes quererem voltar a visitar-nos. É desta forma equilibrada, criteriosa e também de oportunidade, não entrando em megalomanias e custos desnecessários, sabendo retirar a rentabilidade e retorno ajustado aos eventos promovidos, que o CDRC Nordeste gere o financiamento do município, respeitando desta forma o dinheiro de todos os contribuintes (nordestenses), mas e também dos nossos patrocinadores.
Relembrámos que este evento GP Açores, surge no âmbito de outros eventos e parcerias realizadas entre o município, o CDRC Nordeste e outras entidades. Neste evento especificamente, com a Associação de Ciclismo dos Açores e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Mas temos também eventos como o EPIC, todos os eventos relacionados com os Desportos Motorizados – RAMPA DA TRONQUEIRA: DRAG RACE, ST:º ANTÓNIO NORDESTINHO MOTORES, entre outros, PRIOLO CUP, e ainda este ano OPEN INTERNACIONAL DE NORDESTE – RADICAL DARTS a realizar no nosso concelho nos dias 9 e 10 de Novembro, eventos de maior dimensão, com maior mediatismo e que fomentam maior participação e promoção do nosso concelho.
Não podemos deixar de agradecer a todos os que permitem e colaboram diretamente para que tudo isto seja possível. Neste caso específico e neste evento – GP Açores, à Associação de Ciclismo dos Açores e à Federação Portuguesa de Ciclismo, por acreditarem no nosso município e elenco municipal e no CDRC Nordeste.
No evento Sábados da Natureza – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista, ao Procópio Dutra, por todo o apoio técnico, antes e no dia do evento, e às Juntas de Freguesia de St.º António Nordestinho e Lomba da Fazenda pela cedência das carrinhas de apoio ao evento .

Vive o Desporto, Vive o Nordeste, Vive o Desporto no Nordeste.
O CDRC Nordeste

Fonte: Município de Nordeste

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here