Mais um passeio pedestre pelos trilhos do Nordeste, desta vez ao trilho Quinhentista, no…

Mais um passeio pedestre pelos trilhos do Nordeste, desta vez ao trilho Quinhentista, no…

21 Maio, 2019 0 Por Azores Today

Mais um passeio pedestre pelos trilhos do Nordeste, desta vez ao trilho Quinhentista, no passado sábado.



CONCELHO DO NORDESTE, MAIS UMA VEZ, UMA REFERÊNCIA POSITIVA NA PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO E DESPORTO, CONTRIBUINDO PARA A PROMOÇÃO DO CONCELHO E TAMBÉM, PARA A DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA LOCAL
17 E 18 DE MAIO – GP AÇORES E SÁBADOS DA NATUREZA – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista

O Centro Desportivo e Recreativo do Concelho do Nordeste (CDRCN), parceiro do município do Nordeste, esteve envolvido nos dias 17 e 18 de maio em eventos desportivos desenvolvidos no concelho – GP Açores e Sábados da Natureza – Percurso Pedestre- Trilho Quinhentista.
No dia 17 de maio, na grande Prova Internacional GP Açores, com a chegada da mesma ao nosso concelho. Já no dia 18 de maio, com a implementação de mais uma atividade do plano anual do CDRC Nordeste com a dinamização de mais um Sábados da Natureza – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista e paralelamente com a partida da Prova GP Açores.
A Prova GP Açores, ciclismo de estrada, Sub 23, contou com catorze equipas, três etapas em linha, 310 quilómetros no total de extensão, sendo o concelho do Nordeste uma referência na prova, pelo facto de ter duas etapas, uma chegada e uma partida.
Com a participação de 14 equipas, num total de 86 atletas, que tiveram pela frente – ao longo dos três dias de competição – 310 quilómetros, cumprindo aquela que é a Volta à Ilha de São Miguel.
No inicio da manhã do dia 18 de maio, colocamos em ação mais um evento, os SÁBADOS DA NATUREZA – PERCURSO PEDESTRE – TRILHO QUINHESTISTA.
Numa manhã em que as condições atmosféricas eram favoráveis, e com a participação de mais de 50 participantes, iniciamos o Percurso Pedestre, na freguesia de St. António Nordestinho – Igreja de St. António Nordestinho, pelas 9 Horas.
Dadas as orientações pela organização, nomeadamente sobre o percurso e a forma de organização do percurso, os participantes muito motivados e em constante interação, iniciaram o mesmo. Tiveram a oportunidade de realizar registos fotográficos ímpares, num percurso que permite um confronto com a vegetação nativa e ao mesmo tempo com algumas paisagens singulares (Miradouro da Borda da Ladeira, vista das freguesias de St.º António Nordestinho e S. Pedro, entre outros).
Iniciado o percurso, os coordenadores do CDRC Nordeste tiveram de se dividir, dando apoio no outro evento, neste caso específico na partida da 2.ª etapa do GP Açores, com a saída do nosso concelho – Praça da República. Terminada a saída da 2.ª etapa, pelas 12 horas, mais uma vez se juntaram para a chegada dos participantes do Sábados da Natureza – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista. “É caso para dizer que por vezes parecem omnipresentes”. Mas não são. São apenas motivados e empenhados, no e pelo que fazem.
Destacamos, mais uma vez que o GP Açores é uma prova Internacional que teve no nosso concelho duas etapas, com mais de oitenta participantes, muitas comitivas – comissários, apoios técnicos, órgãos de comunicação social e muita comunidade local, criando uma envolvência e um cenário no nosso concelho, muito poucas vezes vista.
O Município e o CDRC Nordeste conseguiram desta forma, mais uma vez, levar o nome do Concelho do Nordeste, através da presença dos participantes, assistência, visitantes, das imagens e dos vídeos, muito além-fronteiras, tendo em conta a dimensão do evento. Consideramos e vimos estes eventos e estas parcerias, como oportunidades de promover o concelho e melhorar diretamente a nossa economia local no momento, e quiçá no futuro, com a possibilidade de alguns dos participantes quererem voltar a visitar-nos. É desta forma equilibrada, criteriosa e também de oportunidade, não entrando em megalomanias e custos desnecessários, sabendo retirar a rentabilidade e retorno ajustado aos eventos promovidos, que o CDRC Nordeste gere o financiamento do município, respeitando desta forma o dinheiro de todos os contribuintes (nordestenses), mas e também dos nossos patrocinadores.
Relembrámos que este evento GP Açores, surge no âmbito de outros eventos e parcerias realizadas entre o município, o CDRC Nordeste e outras entidades. Neste evento especificamente, com a Associação de Ciclismo dos Açores e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Mas temos também eventos como o EPIC, todos os eventos relacionados com os Desportos Motorizados – RAMPA DA TRONQUEIRA: DRAG RACE, ST:º ANTÓNIO NORDESTINHO MOTORES, entre outros, PRIOLO CUP, e ainda este ano OPEN INTERNACIONAL DE NORDESTE – RADICAL DARTS a realizar no nosso concelho nos dias 9 e 10 de Novembro, eventos de maior dimensão, com maior mediatismo e que fomentam maior participação e promoção do nosso concelho.
Não podemos deixar de agradecer a todos os que permitem e colaboram diretamente para que tudo isto seja possível. Neste caso específico e neste evento – GP Açores, à Associação de Ciclismo dos Açores e à Federação Portuguesa de Ciclismo, por acreditarem no nosso município e elenco municipal e no CDRC Nordeste.
No evento Sábados da Natureza – Percurso Pedestre – Trilho Quinhentista, ao Procópio Dutra, por todo o apoio técnico, antes e no dia do evento, e às Juntas de Freguesia de St.º António Nordestinho e Lomba da Fazenda pela cedência das carrinhas de apoio ao evento .

Vive o Desporto, Vive o Nordeste, Vive o Desporto no Nordeste.
O CDRC Nordeste

Fonte: Município de Nordeste